O Instituto CCR divulgou, na semana passada, que cinco escolas municipais gaúchas estão entre as 30 instituições finalistas do Concurso Cultural Caminhos para Cidadania 2023. Destas, três são de Fazenda Vilanova – as Emefs Santana, José Victor Mairesse e Edgar da Rosa Cardoso.
Concorrem ainda as escolas Laurentino Machado, de Tio Hugo e Frederico Ozanan, de Pelotas. Além delas, outras 25 instituições públicas municipais de todo o país concorrem ao prêmio de R$ 30 mil em benfeitorias para implementação de projeto educativo, mentorias durante 5 meses e um notebook para cada professora ganhadora. A lista dos 30 projetos finalistas do Concurso Cultural está disponível neste link.
Saiba mais
No total, serão contempladas 10 escolas por meio do concurso promovido pelo Instituto CCR, como parte do Programa Caminhos para a Cidadania, uma iniciativa social e educativa com parceria técnica do Instituto Crescer.
O objetivo é fomentar projetos de cidadania e reconhecer o trabalho dos educadores do Ensino Fundamental I das redes públicas municipais, valorizando seu papel na qualidade da educação básica no Brasil.
Concorrem ao prêmio os (as) professores (as) educadores (as) das redes municipais de ensino das áreas de abrangência administradas pelas unidades do Grupo CCR, que estão cadastradas na plataforma do curso EAD e que participam do curso oferecido pelo Programa Caminhos para a Cidadania nesse ano.
Ariane Teles, do Instituto CCR e responsável pelo programa, explica que o concurso cultural visa reconhecer os principais projetos e ajudar as escolas e educadores a colocá-los em prática. “Sabemos da qualidade das atividades desenvolvidas pelos profissionais e, com esta iniciativa, fomentaremos novas ideias”, afirma.
O programa
O Programa Caminhos para a Cidadania é uma ação social e educativa do Grupo CCR, que promove a formação continuada e o empoderamento de educadores por meio da oferta de materiais pedagógicos, cursos gratuitos à distância com estratégias pautadas nas 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas Metodologias Ativas, nas Competências Socioemocionais e na Aprendizagem Baseada em Projetos.
Mais detalhes sobre o programa podem ser conferidos no site www.caminhosparaacidadania.com.br.