Na sexta-feira passada (21/7), os professores e funcionários da Rede Municipal de Educação de Colinas participaram de um treinamento de primeiros socorros.
O evento foi promovido pelo Comitê de Urgência e Emergência da cidade e contou com a presença dos Bombeiros Voluntários Imicol, representados pela comandante Caroline e pela enfermeira Letícia.
A iniciativa visou capacitar os profissionais da educação para lidar com situações de emergência, sejam elas clínicas ou traumáticas. Durante a palestra, foram abordadas técnicas de reanimação em caso de paradas cardiorrespiratórias, desobstrução de vias aéreas (desengasgo) em bebês, crianças e adultos, além de controle de hemorragias.
O objetivo é proporcionar aos professores e funcionários da Rede Municipal de Educação as habilidades necessárias para agir prontamente em situações de emergência dentro do ambiente escolar. Dessa forma, a segurança de crianças e adolescentes é fortalecida, garantindo uma resposta rápida e eficiente enquanto o socorro especializado não chega.
O treinamento é uma resposta à criação da Lei Lucas, que surgiu em 2018 após um trágico acidente envolvendo o menino Lucas Begalli, de 10 anos. Durante uma excursão escolar, ele se engasgou com um alimento e, infelizmente, não sobreviveu.
A Lei Lucas (nº 13722/18) foi então sancionada e obriga as escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.