O Hospital Ouro Branco (HOB) de Teutônia inaugurou a central de gerenciamento dos resíduos hospitalares nessa sexta-feira (11/8). Uma solução para a triagem correta do material descartado no hospital. A solenidade de inauguração da estrutura contou com a presença dos colaboradores, médicos, diretoria do hospital, direção e membros da Associação Beneficente Ouro Branco (ABOB), mantenedora do HOB, e comunidade.
No local será feita a segmentação dos resíduos para o armazenamento temporário e para a destinação correta e responsável. Este recurso trata ainda mais segurança e eficiência para o descarte do material, garantindo a proteção dos profissionais que realizam o manejo dos resíduos e a preservação da saúde pública e do meio ambiente. Além disso, com a nova central de gerenciamento de resíduos, a casa de saúde também está atendendo um outro aspecto fundamental, o de estar em conformidade ambiental com as regulamentações propostas pelas esferas municipais, estaduais e federais.
O diretor executivo do HOB, José Paulinho Brand, explica que o gerenciamento dos resíduos hospitalares se destaca entre as ações propostas pelo novo planejamento estratégico da casa de saúde. “A sustentabilidade ambiental é um tema prioritário para todas as organizações. Estamos muito orgulhosos desse projeto que beneficia toda a comunidade e ratifica nossa Missão, que é promover ações de saúde com excelência e sustentabilidade”, ressalta Brand.
A obra da nova central de resíduos hospitalares contou com o apoio técnico da Vigilância em Saúde de Teutônia. “Além das nossas equipes, que foram fundamentais para a execução e conclusão dessa estrutura, o apoio técnico do coordenador da Visa de Teutônia, Evandro Borba, e das equipes da vigilância sanitária foi fundamental para finalizarmos mais esta ação”, destacou o vice-presidente da ABOB, Edson Horst.
A direção do HOB e a equipe diretiva da ABOB ainda agradecem aos colaboradores do hospital, que foram incansáveis para que esse projeto fosse executado dentro do prazo.