Patrimônio Histórico e Cultural de Fazenda Vilanova é trabalhado em sala de aula

Tema faz parte da 2ª edição do livro “Fazenda Vilanova - Sua História", estudado pelos alunos.

334
Crédito: Éderson da Rocha / AI Prefeitura de Fazenda Vilanova

Nesta quinta-feira, 17 de agosto, comemora-se o Dia do Patrimônio Histórico Nacional. E nos próximos dias (19 e 20/8), será celebrado o o 5º Dia Estadual do Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul. Fazenda Vilanova dedica-se neste ano ao resgate do próprio patrimônio histórico e cultural.

A preservação e reconhecimento da história do Município se dá desde 2021, e para fortalecer este trabalho, a municipalidade, em parceria com a Associação Cultural Vilanovense, apoia a elaboração da 2ª edição do livro “Fazenda Vilanova – Sua História”, escrito pelo professor e historiador Jovani Farias.

A obra será lançada e apresentada à comunidade durante a programação da Expofaz 2023, de 19 a 22 de outubro, no Parque Municipal Encanto da Fazenda. O tema da feira deste ano é o mesmo que dá título ao livro.

Primeira edição do livro, publicado em 2012.

A secretária adjunta de Fazenda, Neuza Inez Fell, que integra a comissão organizadora da Expofaz e também faz parte do Conselho Municipal de Cultura, destaca a importância do registro histórico, que ficará para o futuro dos vilanovenses. “Além da nova edição do nosso livro, a feira contará com apresentação teatral, que retrata a saga dos nossos colonizadores”. Os atores dessa peça são munícipes sob a direção artística de Marcelo Brentano.

Para o autor do livro, celebrar datas importantes é manter viva a história na memória da população. Como professor de História e Geografia na Rede Municipal de Ensino, Jovani Farias aborda o tema em sala de aula, como parte do Componente Curricular da disciplina. “Nos sétimos anos estudamos os aspectos culturais de cada estado brasileiro. Também reforçamos aos alunos as mais variadas maneiras deles serem sabedores e se tornarem protagonistas conscientes na preservação patrimonial, principalmente no lugar onde vivem”, relata.

Na turma 71, sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Edgar da Rosa Cardoso, os alunos têm o tema em pauta e demonstram seu interesse com a preservação dos objetos, construções, culturas e costumes que contribuíram na construção da história de Fazenda Vilanova.

“O professor nos passou que é importante relembramos todos os anos as datas comemorativas e históricas”, explica o aluno Nicolas Coimbra Pinto. Para o seu colega Davi Melksedeck Quadros Bulle, o aprendizado tem sido marcante. “Aprendemos que o patrimônio histórico e cultural é composto por bens materiais e imateriais”, diz.

Já o estudante Helyeser Silva Souza relata os valores históricos locais. “Temos o Casarão e a Lagoa da Fazenda Juliana, o tradicionalismo dentro dos CTGs e Piquetes e os diversos costumes da nossa população”, comenta.

- publicidade -