Na manhã desta quarta-feira (30/8), um momento histórico foi registrado, no Vaticano, quando o Papa Francisco deu a benção ao fragmento da palma da mão direita do Cristo Protetor de Encantado, a maior estátua cristã do mundo.
A cerimônia foi testemunhada por uma comitiva da Associação Amigos de Cristo Protetor, composta pelo vice-presidente da entidade, Robison Gonzatti, a coordenadora de Logística, Vanessa Goldoni, e o Padre Genoir Pietra, da Paróquia de Encantado.
Antes da chegada ao Vaticano, a comitiva brasileira fez uma parada no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, para conhecer o local e orar..
O fragmento da palma da mão direita do Cristo Protetor, que agora carrega a bênção do Papa Francisco, será levado de volta a Encantado, no Vale do Taquari, onde permanecerá por algumas semanas antes de iniciar uma peregrinação nacional em várias catedrais. Essa iniciativa visa divulgar ainda mais a importância espiritual do Cristo Protetor de Encantado, uma estátua que se tornou um símbolo de fé e devoção para muitos.
O Cristo Protetor impressiona com seus 43,5 metros de altura, tornando-se a maior estátua cristã do mundo, superando até mesmo o famoso Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. A peça testemunho da fé e devoção de uma comunidade que uniu esforços para construir, sem verbas públicas, uma representação de Cristo.
O Papa Francisco expressou sua gratidão à Associação Amigos de Cristo Protetor pela dedicação em promover a fé cristã e pela iniciativa de compartilhar um pedaço significativo desta estátua com o mundo.