Força-tarefa para localização e abrigo a mais de 732 pessoas em Lajeado

338
Situação era caótica no Centro de Lajeado na tarde de ontem. Crédito: Germano Gehlen / Divulgação

Os helicópteros seguem fazendo buscas e resgates no Vale do Taquari na manhã desta quarta-feira.

Todos os transportes aéreos disponíveis estão trabalhando nos resgates. São duas aeronaves da Brigada Militar e um helicóptero da Polícia Civil, além do helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar – que permite voos noturnos e continou operando ao longo da madrugada. Mais de 40 embarcações também estão sendo utilizadas para buscas e remoção de pessoas ilhadas em áreas alagadas.

Em Lajeado, a última leitura do rio, realizada às 7h15, aponta que o nível da água na régua da Acil está em 26,64 metros.

As famílias seguem abrigadas no Parque do Imigrante, CEM São Cristóvão, Montanha e Conservas, totalizando 243 famílias ou 732 pessoas:

  • Parque do Imigrante: 105 famílias (334 pessoas)
  • CEM SAO CRISTÓVÃO – 75 famílias (168 pessoas)
  • Montanha- 35 famílias (116 pessoas)
  • Conservas- 28 famílias (114 pessoas)

Há ainda pessoas no Morro 25 que se mobilizaram por conta, conforme a Prefeitura, que já encaminhou alimentos e demais itens de necessidade.

Colchões e cobertores são os pedidos mais urgentes. A coleta está sendo centralizada no Espaço Recrie, no Bairro Montanha.

As ruas liberadas até o momento são:

  • Saldanha Marinho
  • Cruzamento da Benjamin Constant com a Santos Filho
  • São Pedro

O governador Eduardo Leite reuniu secretários na noite desta terça-feira (5/9), no Palácio Piratini, para tratar de ações emergenciais de apoio aos afetados pelas fortes chuvas que atingiram o Estado nos últimos dois dias. Até agora, já foram registrados 21 mortos e mais de 3 mil desalojados em 67 municípios em razão dos eventos climáticos. Somente na cidade de Muçum foram 15 óbitos registrados até o momento.

- publicidade -