Lajeado destinará R$ 1 milhão para aluguel social aos atingidos pela enchente

796
Crédito da foto: Camille Lenz da Silva

A Prefeitura de Lajeado anunciou as primeiras medidas para dar início ao processo de retomada da reconstrução e recuperação das áreas afetadas pela cheia do Rio Taquari.

Após uma reunião da equipe da Prefeitura, ocorrida às 7h30 deste domingo (10/9), novas decisões foram tomadas.

O município vai destinar inicialmente RS 1 milhão para aluguel social para alojar famílias que perderam suas casas na cheia. O valor virá de recursos próprios do município (do superávit da Prefeitura, resultado de economias anteriores).

O município destinará outro RS 1 milhão para famílias com Cadastro Único que precisam recuperar suas casas para então poderem retornar aos seus lares. Inicialmente, telhas, tábuas e pregos serão utilizados para viabilizar este retorno. Estas pessoas devem atualizar seus cadastros junto à Secretaria do Desenvolvimento Social para que a secretaria peça uma vistoria e só então os materiais possam ser liberados.

As famílias desabrigadas permanecerão sendo atendidas nos abrigos enquanto for necessário, mas o objetivo é viabilizar o retorno delas o mais rápido possível para suas casas.

O município já publicou decreto de calamidade pública e fez o cadastro junto à Caixa para que as pessoas que moram em áreas atingidas possam depois sacar o FGTS. Este procedimento ainda deve levar alguns dias porque são necessárias providências das Defesas Civis do Estado e da União e da própria Caixa.

- publicidade -