Discutir questões relacionadas à gestão e ao planejamento das propriedades rurais. Este foi um dos objetivos do terceiro módulo do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, que ocorreu entre quinta e sexta-feira (14 e 15/09), e Teutônia. Nesta etapa, os participantes puderam conhecer – por meio de atividades teóricas e práticas realizadas pela Emater/RS-Ascar e pela Cooperativa Sicredi – mais sobre temas, como, cooperativismo, associativismo, educação financeira, créditos rural e fundiário, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e contabilidade agrícola, entre outros.
Outros temas discutidos no módulo envolveram conceitos e acesso a políticas públicas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de feiras diretas como alternativas para comercialização de alimentos da agricultura familiar de forma sustentável, com vistas a fortalecer a economia local. “A ideia neste módulo foi a de propor reflexões sobre questões financeiras, de operações, que possibilitem tomadas de decisão mais seguras, com mais clareza, e de acordo com a realidade de cada um”, salienta a extensionista da Emater/RS-Ascar, Elizangela Teixeira.
Também como parte da atividade, os jovens foram convidados a refletir sobre orçamento familiar, ganhos ou gastos – fixos, variáveis ou eventuais -, planejamento e controle de finanças, limitações e potencialidades, entre outros. Como forma de exemplificar a integração dos jovens aos espaços participativos, a representante da Comissão Estadual de Jovens da regional Vale do Taquari, Vanessa Drebes, relatou a sua experiência como agricultora – sua família é produtora de morangos, em Teutônia. Em sua manifestação, ela pontuou a importância de debater e construir políticas públicas conjuntas para os jovens, ouvindo suas pautas e fortalecendo o protagonismo.
Nesta etapa também foi visitada a propriedade da família Lamb, de Teutônia, ocasião em que os alunos puderam conferir questões práticas sobre os assuntos discutidos. No local, conheceram o caso de sucessão envolvendo os jovens Douglas e Tobias, que trabalham com bovinocultura de leite e avicultura, na localidade de Linha Germano. Estimulados pelos pais Clairton e Nélia, foram incentivados a permanecer no campo, apostando em investimentos a partir de linhas de crédito e outras políticas públicas. Tudo de forma organizada e primando pela gestão. “Crescemos no interior, gostamos daqui e nossa ideia é ficar”, resume Douglas.
Organizado pela Emater/RS-Ascar e pelo Colégio Teutônia, em parceria com as cooperativas Sicredi e Certel, o curso visa contribuir na construção de possibilidades de permanência dos jovens no meio rural para serem protagonistas do processo de desenvolvimento socioeconômico e ambiental. Dividida em seis módulos, a qualificação segue até dezembro deste ano, por meio de encontros mensais que envolvem palestras, oficinas, visitas, dias de campo e outras metodologias. “A ideia é olhar para a juventude em toda a sua complexidade, focando em aspectos sociais, culturais, ambientais e tecnológicos”, comenta Elizangela.
Integram o curso, jovens de Barão, Fazenda Vilanova, Estrela, Poço das Antas e Teutônia. A ideia é a de propor uma construção coletiva, em que se busca desenvolver aptidões dos jovens, assessorando-os na elaboração, implantação e execução de projetos agropecuários. “Até o momento, os participantes já realizaram diagnósticos em suas propriedades, refletindo sobre fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças que auxiliarão nessa consolidação dos projetos, cabendo aos técnicos e aos instrutores fornecer o embasamento para tudo isso”, observa o coordenador do Centro de Treinamento de Agricultores de Teutônia (Certa) e extensionista da Emater/RS-Ascar, Maicon Berwanger.
Próximos encontros
Módulo 4 (18 e 19/out): Oportunidades e soluções para a agricultura familiar;
Módulo 5 (21 e 22/nov): Segurança alimentar e produção de alimentos para o autoconsumo;
Módulo 6 (13 e 14/dez): Consolidação do conhecimento.