Nessa terça-feira (19/9), profissionais da área da saúde, assistência social, educação e demais serviços vinculados à rede de apoio, participaram de um fórum de discussão sobre Prevenção ao Suicídio, em Teutônia. O evento foi uma realização da Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Atendimento em Saúde Mental (CASA).
Carlos Stavizki Junior, assistente Social e professor especialista em Saúde, mestre e doutorando em Desenvolvimento Regional, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), foi o palestrante que abordou o tema, a fim de transmitir conhecimento referente à abordagem a ser utilizada com pessoas com ideação/pensamentos suicidas, em diferentes cenários.
O objetivo principal é o de auxiliar os profissionais, fortalecer a rede de proteção à vida na identificação de pessoas que necessitam de ajuda, e contribuir para que o auxílio possa ocorrer de maneira mais ativa, empática e objetiva.
Além disso, a finalidade do fórum foi para discutir políticas públicas de apoio às pessoas que passam por situações de sofrimento mental e emocional, na busca por canais de comunicação ainda mais efetivos, facilitando o acesso às informações e canais de ajuda, e demais ações que possam contribuir com a prevenção ao suicídio.