Prefeitos da região discutem em Brasília prejuízos causados pelas enchentes

Comitiva de deputados esteve no Vale do Taquari em 2 de outubro para falar com prefeitos dos municípios atingidos pela enchente de setembro.

896
Parlamentares visitaram o Vale do Taquari no início do outubro e prometeram auxiliar os municípios. Crédito: Camille Lenz da Silva

A partir das 10h desta terça-feira (17/10), as comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, de Desenvolvimento Urbano e de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados realizam audiência pública para tratar dos prejuízos decorrentes das enchentes que atingiram o Vale do Taquari no começo de setembro, e das possibilidades do Parlamento brasileiro ajudar na reconstrução.

O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), autor do pedido da audiência pública, ressalta a importância do Parlamento também fazer a sua parte e ajudar na reconstrução dos municípios que foram duramente castigados pelas enchentes, inclusive fiscalizando a liberação de recursos federais já prometidos. A prevenção também é outro ponto que precisar ser debatido, inclusive para que tragédias como essa não se repitam, alerta Marcel. 

Confirmaram presença os prefeitos dos municípios mais atingidos, entre eles Jonas Calvi (Encantado), Mateus Trojan (Muçum), Marcelo Caumo (Lajeado), Amilton Fontana (Roca Sales), Danilo José Bruxel (Arroio do Meio) e Gisele Caumo (Santa Tereza). A audiência contará ainda com os presidentes das associações de municípios do Vale do Taquari e do Alto Taquari (Amvat e Amat), Elmar Schneider (prefeito de Estrela) e Tiago Michelon (prefeito de Vespasiano Corrêa), respectivamente. O prefeito de Colinas, Sandro Hermann, viajará apenas no dia 23 de outubro, pois já tinha agenda previamente definida.

Os representantes da Fecomércio/RS, Fiergs, Federasul, Defesa Civil do Rio Grande do Sul, Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Roca Sales, Bombeiros Militares do RS, dos governos gaúcho e federal e dos parlamentares que integram a bancada federal do Rio Grande do Sul também farão parte.

No encontro serão abordados os recursos a serem recebidos pelos municípios devido à enchente. O convite foi feito pelos deputados, que visitaram a região no último mês e comentaram sobre a destinação de R$ 100 milhões em emendas do orçamento de 2024.

​A audiência pública poderá ser acompanhada pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube e também pelo link do evento.

- publicidade -