Às 16h desta terça-feira (17/10), o Rio Taquari estava há 52 centímetros de alcançar a cota de inundação em Lajeado, com 19,28 metros, tendo subido 26 centímetros desde as 15h. A leitura iniciou às 9h pela Prefeitura, quando o nível do rio estava em 16,83 metros. Para atingir as primeiras casas, o rio precisa ultrapassar a cota de 19,80 metros.
A Prefeitura alerta para que os motoristas que possuem seus veículos estacionados na Avenida Décio Martins Costa (Valão) e no Parque dos Dick os removam com a maior brevidade, uma vez que as localidades são alagáveis.
Caminhões para remoção das famílias estiveram nos pontos às 14h, sendo os desabrigados levados ao Centro Esportivo Municipal (CEM).
Estrela e Colinas
Em Estrela, o Rio Taquari atingiu a cota de inundação (19 metros), chegando aos 19,60 metros às 15h45, subindo 31 centímetros na última hora. No momento, o Departamento de Trânsito do município interditou as vias Albino Francisco Horn, no Bairro Alto da Bronze, João José Schonarth, no Bairro Imigrantes, a Estrada Municipal da Toca do Leão, em Delfina e, mais recentemente, a Estrada Municipal Chá da Índia, no Distrito de Costão. No Arroio da Boa Vista, sob a ponte da Tangará, o acesso segue liberado, sendo monitorado pelo departamento.
No município, as primeiras famílias começam a ser retiradas a partir da cota 22.
Em Colinas, o acesso pela ERS-129 em Colinas está bloqueado. O desvio deve ser feito pela Linha Roncador. A última medição da régua no município datava de 28,30 metros, não sendo necessário até o momento remover famílias. O Arroio da Seca, que cruza Colinas e Imigrante, não apresenta alterações, estando em seu leito e sem riscos de bloqueios de vias ou acessos.
Confira o vídeo feito pela Defesa Civil de Estrela, onde pode-se ver que a água já atingiu o nível do Porto: