Na terça-feira passada (24/10), Teutônia sediou a 5ª Conferência Regional de Educação Financeira, reunindo cerca de 500 estudantes e profissionais de educação de oito municípios vizinhos: Bom Retiro do Sul, Colinas, Fazenda Vilanova, Paverama, Tabaí, Taquari, Triunfo e Westfália. Eles estiveram reunidos no ginásio Martin Luther, no Bairro Languiru. Já na quarta-feira (25/10), o encontro ocorreu em Montenegro, reunindo outras 500 pessoas. O evento foi a conclusão do programa Cooperação na Ponta do Lápis, desenvolvido ao longo do ano pela Cooperativa Sicredi Ouro Branco RS/MG.
“O impacto do aprendizado na vida do estudante” foi o tema abordado no evento – assunto que oportunizou reflexões baseadas em cada uma das etapas do Método COOPS: Conscientizar, Observar, Organizar, Preparar e Sustentar.
A peça teatral “Os sonhos são possíveis” retratou, com bom humor, a história de uma família que vivia desafios financeiros. Ao compartilharem questões do cotidiano, os artistas envolveram o público, que reconheceu situações problemas e acima disso, experimentou uma nova oportunidade de análise dos comportamentos relacionados à vida financeira, de acordo com as particularidades de cada família, mas com uma premissa: “a melhor hora de começar é agora”.
A conferência também oportunizou o desenvolvimento do protagonismo entre os jovens participantes do programa. A partir de um Talk Show, representantes de cada um dos municípios subiram ao palco para compartilhar vivências e experiências possíveis a partir do aprendizado do método.
Profissionais
Nos dois dias de conferência, o turno da tarde foi dedicado exclusivamente aos profissionais de Educação envolvidos com o programa. Ao todo, 92 pessoas, entre secretários de Educação, coordenadores pedagógicos, integrantes das equipes diretivas e professores mediadores vivenciaram um momento de apreciação do trabalho desenvolvido ao longo de 2023 e alinharam, com auxílio da equipe da cooperativa, os passos a serem desenvolvidos no próximo ano.
Programa Cooperação na Ponta do Lápis
O Programa Cooperação na Ponta do Lápis é desenvolvido em 14 municípios da área de atuação da Sicredi Ouro Branco RS/MG no Rio Grande do Sul. São 28 escolas dos Vales do Taquari e Caí e 58 turmas sensibilizadas pelo Método COOPS – método de ensino sobre Educação Financeira do Sicredi. Durante o ano de 2023, o programa impactou diretamente mais de 1.800 pessoas, entre estudantes e professores. Ao longo dos cinco anos de história, 85 turmas já vivenciaram o programa e mais de 53 mil pessoas foram impactadas por ele.