Em assembleia geral nesta quinta-feira (30/11), em Progresso, a Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) elegeu a diretoria da entidade para a gestão 2024. Conforme acordo mantido na associação, a eleição em chapa única sagrou Jarbas da Rosa, prefeito de Venâncio Aires como presidente para o próximo ano. Esta é a primeira vez que o município assume a liderança da entidade. A nova diretoria assume em 1º de janeiro do ano que vem.
O prefeito Jarbas, ao falar sobre os principais desafios dos municípios da região, destacou a necessidade de um plano emergencial de retomada da atividade econômica nos municípios, seja através de incentivo direto ao comércio e indústria, atingidos nos últimos meses, seja através das prefeituras.
Sobre o Rio Taquari, que por duas vezes nos últimos meses deixou rastros de destruição nos municípios do Vale, citou a importância de um plano profundo de recuperação e prevenção de novas enchentes. Além disso, a necessidade de reforçar o trabalho da Defesa Civil regional, integrado com as prefeituras.
Com ele, compõem a diretoria, eleita por unanimidade, e que deve ser empossada no próximo dia 15 de dezembro os vice-presidentes e prefeitos de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrauch, de Lajeado, Marcelo Caumo e de Estrela, Elmar Schneider. O tesoureiro titular é Sandro Herrmann, de Colinas, e o tesoureiro suplente o prefeito Arsênio Cardoso, de Tabaí.
O Conselho Fiscal tem como efetivos os prefeitos de Mato Leitão, Carlos Alberto Bohn, de Itapuca, Marcos Scorsatto e de Forquetinha, Paulo Grunewald. Os suplentes são Danilo Bruxel, de Arroio do Meio, Jocemar Barbon, de Boqueirão do Leão e André Brito, de Taquari.
A próxima assembleia geral da Amvat ocorre em 8 de dezembro, às 15h, na Sociedade Esportiva União Boa Vista (Seubv), em Mato Leitão. Haverá também encontro das primeiras-damas. A reunião faz parte da programação oficial da 4ª Festa das Orquídeas, que se realiza nos dias 8, 9 e 10 de dezembro.