Coleta de lixo de Estrela terá mudanças na sua programação nos feriados de Natal e Ano-Novo

382

Como já é tradição, a Coleta Seletiva de Lixo em Estrela terá algumas mudanças no período de fim de ano. Mas será pequena, pois atingirá apenas duas datas que integram os únicos feriados que os profissionais envolvidos no trabalho têm um descanso: dias (25/12 e 1/1), ambos uma segunda-feira. Já como forma de antecipar isso, o departamento que cuida do recolhimento de lixo no município, ligado à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, explica como funcionará o procedimento.

De acordo com Gaspar Franco, diretor de Meio Ambiente da Secretaria de Infraestrutura e fiscal do contrato de recolhimento de resíduos domésticos, em toda a escala o recolhimento será apenas postergado em um dia. Onde haveria recolhimento de lixo orgânico na segunda-feira, esse é postergado para terça-feira, e o que iria ocorrer na terça-feira será realizado na quarta, e assim sucessivamente. Outro exemplo é o recolhimento do lixo seco no interior, mais precisamente nas comunidades de Novo Paraíso, Linha Geraldo, Linha Wink, São Jacó, Glória, Porongos e Santa Rita, que ocorre na segundas-feiras. Nestas duas semanas ele ocorrerá na terça. Gaspar detalha. “O serviço não será prejudicado. Ele apenas será postergado em um dia. O que pode ocorrer, também pelo maior volume de lixo que ocorre nestas datas, é que o serviço passe com algum atraso. Mas será realizado e finalizado até o fechamento da semana.”

Gaspar atenta para outros fatos que devem ser levados em consideração pela população. “Sabemos que são duas datas de grandes festividades, onde a produção também de lixo, por exemplo, com embalagens de presentes e bebidas, também é maior”, explica. “Por isso pedimos a compreensão das pessoas, para um correto acondicionamento e separação destes materiais, que o lixo seco não seja colocado para recolhimento em dia de lixo orgânico, e outros cuidados, como em caso de copos, garrafas e vidros quebrados, materiais cortantes sejam colocados  em embalagens mais seguras e identificadas, como com um bilhete. Já ajuda e muito no serviço destes trabalhadores, que não é fácil, e também na melhor destinação destes resíduos e consequente maior saúde de nosso meio ambiente.”  

Uma das mudanças ocorreu nos bairros Imigrantes, Estados, Moinhos, Indústrias, Oriental e Marmitt, onde a coleta de resíduos domésticos/orgânicos agora começa às 9h. No Centro, onde o serviço é realizado diariamente, haverá duas coletas, com início às 9h e às 16h.

Ultimamente, em razão das constantes enchentes e da utilização de agora de um quinto caminhão para realizar o serviço (quatro titulares e um reserva), que são fornecidos pela empresa Transportes e Serviços do Vale (TSV), a coleta teve algumas mudanças em sua programação diária e fixa. Apesar dessas pequenas alterações, os horários de coleta não sofreram mudanças significativas. Apenas os horários de início dos trabalhos foram ajustados.

Além disso, o cronograma de todo o município foi atualizado e passou a incluir, em alguns bairros e localidades, a quarta-feira também como dia de recolhimento do lixo seco/reciclável, com início às 12h.

Um outro ponto importante a ser destacado é o monitoramento dos caminhões por meio de uma plataforma de GPS. Essa ferramenta permite que a central tenha acesso instantâneo à localização de cada veículo e aos horários em que eles passam pelos pontos de coleta. “Com esse sistema, podemos verificar e esclarecer qualquer dúvida ou reclamação dos cidadãos em relação aos horários ou trajetos da coleta. Além disso, também é possível ter controle da quilometragem percorrida e outros dados importantes”, explica Franco. Se somada a quilometragem percorrida por todos os caminhões, são cerca de 10 mil quilômetros mensais para realizar a coleta seletiva.

- publicidade -