Durante videoconferência realizada na manhã desta quarta-feira (13/12), a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) e o Banrisul estiveram reunidos para apresentar o Programa Reconstruir, que abrange 14 municípios: Arroio do Meio, Caraá, Encantado, Maquiné, Muçum, Roca Sales, Santa Tereza e Sede Nova, Colinas, Cruzeiro do Sul, Estrela, Humaitá, Lajeado e Venâncio Aires.
Segundo o Secretário de Turismo do Estado, Luiz Fernando Rodrigues Júnior, as linhas de crédito foram pensadas como forma de alavancar novamente os empreendimentos que sofreram com as enchentes no RS. “Com isso buscamos dar um suporte financeiro para viabilizar a recuperação econômica e financeira e que coubesse dentro das características de cada empreendimento” , comenta.
O objetivo foi demonstrar as linhas de crédito e respectivas condições existentes para auxiliar os empreendedores atingidos pelas chuvas e enchentes de setembro e novembro no Estado. O Reconstruir beneficia microempreendedores individuais (MEI), microempresas, empresas de pequeno porte e empresas de médio porte.
Como participar
Conforme apresentação do representante do Banrisul, Ivair Damiani, para participar do programa, as empresas devem:
- comprovar o enquadramento nos grupos econômicos contemplados pela medida;
- ter matriz ou unidade filial em funcionamento nos municípios indicados;
- mostrar provas de que foram afetadas pelos eventos climáticos;
- ter registro na Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JucisRS) em data anterior ao evento climático;
- comprovar a regularidade fiscal;
- firmar auto declaração vinculando a utilização do valor recebido na operação de crédito à atividade econômica exercida para sanar os prejuízos decorrentes do evento climático.
Damiani aponta que a equipe do Banrisul fica disponível no que for necessário para sanar qualquer dúvida. “Fica aqui o nosso compromisso de viabilizar o processo para que esses recursos cheguem na mão do empreendedor que está determinado a reconstruir o seu negócio”, frisa.