A segunda plenária do ano do Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas Vale do Taquari, realizada na terça-feira (12/12) contou com quase quarenta empresários e voluntários. O encontro na sede da Sicredi Integração RS/MG, em Lajeado foi conduzido pela coordenadora do APL, Aline Eggers Bagatini. Ela fez um resgate das atividades desenvolvidas em 2023, mencionou as três visitas técnicas nas empresas dos associados, a assinatura do termo de parceria com o Senai Alimentos RS, a abertura de linhas de créditos específicas para as empresas do arranjo, participação em missões empresariais e a sessão de negócios.
No corrente ano, a diretoria do APL conduziu 17 reuniões e realizou 30 visitas de prospecção. Somente em 2023, observou-se um aumento significativo de 40% no número de empresas, com a adesão de 13 novos empreendimentos ao arranjo. Atualmente, o grupo compreende 45 empresas, evidenciando um espaço propício para expansão. Conforme apontado por uma pesquisa do Sebrae, o Vale do Taquari abriga pouco mais de 45 mil empresas, das quais 1363 são indústrias de alimentos e bebidas, representando 3% do total.
“Precisamos ouvir a experiência do outro, pois queremos gerar emprego e renda, e as empresas de alimentos e bebidas da região estão crescendo e inovando. Todo o Vale sai beneficiado com essa cadeia”, afirmou Aline.
A coordenadora explorou, também, tópicos relacionados à diminuição de despesas mediante a partilha de recursos e infraestrutura. Dentre os assuntos debatidos, incluem-se a potencial criação de um centro de distribuição em colaboração, o transporte de mercadorias envolvendo diversas empresas e o compartilhamento de promotores de vendas. Essas são perspectivas futuras, as quais necessitam de avaliação por parte dos membros do APL.
Em 2024, o Arranjo pretende promover de duas a três visitas técnicas, realizar, em parceria com o Sebrae, a 2ª edição do Food Tech Summit e a 2ª sessão de negócios e visitas à Tecnovates, Expoagas e South Summit.