A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Fazenda Vilanova, em parceria com o Escritório Municipal da Emater-RS/Ascar aplicou, nesta semana, doses de BTI em córregos e arroios do Município com objetivo de combater a proliferação do mosquito borrachudo. O produto é específico para a larva desse inseto, que se desenvolve em água corrente e na presença de sol.
O secretário Marcos Adriano Lerner (Kiko) participou pessoalmente da aplicação. “Priorizamos os pontos focais do interior e gradativamente iremos aplicando em outros locais. Nesta semana conseguimos aproveitar a trégua da chuva e a baixa nas águas para colocar o produto em alguns arroios”, explicou. Kiko ressaltou que esse BTI não mata o mosquito adulto, por isso sua utilização é exclusiva em pontos de água corrente.
O BTI é aplicado nos meses em que ocorre maior proliferação do mosquito, ou seja, entre agosto e dezembro. As equipes da secretaria e da Emater identificam os locais infectados e realizam o trabalho, respeitando o prazo de 15 dias para a segunda aplicação, de acordo com o ciclo do período larval.
A técnica da Emater-RS/Ascar, Luciane de Armas, lembra que os mosquitos acabam invadindo as propriedades e residências devido à retirada da vegetação ciliar ao longo dos córregos, arroios e rios. “A utilização de agrotóxicos e a contaminação dos recursos hídricos por dejetos animais também contribuem para o aumento da infestação”, acrescentou.