Fazenda Vilanova tem sido destaque na região em diversas modalidades esportivas. O departamento de Esportes foi reformulado e tem recebido investimentos. A ampliação da oferta de atividades, aquisição de materiais e acompanhamento com professores especializados na área da Educação Física estão entre os destaques do setor.
O setor é coordenado pelos professores Leandro Azevedo e João Weslim Hauschild Brandão. São mais de 250 crianças e adolescentes atendidos semanalmente por meio do vôlei, futsal e basquete, tanto no Centro quanto nas comunidades do interior. O basquete foi implantado pela atual gestão e tem despertado a atenção dos jovens.
No Centro, por exemplo, o Parque Municipal Encanto da Fazenda se caracteriza como um complexo esportivo e cultural. São dois ginásios de esportes, ocupados de segunda a sexta-feira com treinos de vôlei, futsal e basquete, além de serem utilizados pela própria comunidade. O complexo ainda conta com pista de atletismo e caminhada, quadra de futebol society, quadras de areia para vôlei de praia e futevôlei. Ainda foi disponibilizado para os desportistas o novo gramado para futebol de campo.
O prefeito Amarildo Luis da Silva pontua que investir em esporte traz inúmeros frutos. “Estamos estimulando a prática esportiva das nossas crianças e dos nossos adolescentes, envolvendo-os em atividades sadias e que trabalham valores importantes para os nossos futuros cidadãos. Esporte é saúde, é qualidade de vida, é moldar nossos jovens para serem cidadãos comprometidos com futuro”, afirma.
O professor Leandro Azevedo destaca a boa adesão de alunos às atividades esportivas. “Cada modalidade esportiva tem seus adeptos. Por isso, investimos na ampliação das modalidades esportivas. Além do vôlei e do futsal, já tão tradicionais no município, percebemos que vários munícipios gostam de basquete e resolvemos, com apoio do Executivo, introduzir esta atividade junto aos demais esportes, o que tem gerado uma procura gradativa. Ver estes jovens praticando atividades sadias não tem preço”, salienta.
O professor João Brandão coloca que o trabalho executado pelo departamento de Esportes tem sido de suma importância no município. “Estamos tendo uma ótima adesão das crianças e adolescentes. Isso é gratificante e nos estimula a seguimos a nossa filosofia de trabalho, que é pedagógica e está voltada para a educação, o respeito e a inclusão. E isso é possível graças à confiança do Executivo e das famílias em nosso trabalho”, afirma.
Sobre as modalidades oferecidas
O futsal é oferecido nos naipes masculino e feminino. Coordenado pelo professor Leandro Azevedo, o futsal masculino conta com treinos de segunda a sexta-feira, das 17h às 19h, no Ginásio Municipal Águia Azul, no Centro. São cerca de 40 meninos nas categorias Sub16 e Sub14. Recentemente, participaram do Campeonato de Futsal de Lajeado (Cafusal), onde demonstraram, conforme os professores, um importante desenvolvimento social, a partir do que a competição trouxe a eles, além de oportunizar a integração com outros jovens.
Já o futsal feminino conta com a participação de mais de 30 meninas, nas categorias Sub10 e Sub15. Além dos treinos semanais, elas têm participado de vários jogos amistosos pela região, oportunizando o desenvolvimento do espírito de equipe e a competitividade saudável.
Além do núcleo do Centro, o futsal ainda conta com núcleos no interior, juntos às Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Turno Inverso José Victor Mairesse, no Matutu, e Santana, na localidade do mesmo nome. São em torno de 130 alunos de ambos os sexos, que recebem orientação do professor João Brandão.
Sobre o futsal, ainda se destaca o treino específico para goleiros. Uma iniciativa pioneira na região e que tem destacado diversos talentos nesta posição específica. Os treinos ocorrem no Centro e tem tido boa adesão dos jovens.
Já o vôlei tem a coordenação do professor João Brandão. Com adesão de aproximadamente 25 jovens, os treinos ocorrem uma vez por semana, também no Ginásio Municipal Águia Azul, no Centro.
Oferecido há cerca de um ano, o basquete já tem a adesão de 15 jovens, tanto masculino quanto feminino. Os treinos, com duração de uma hora, ocorrem nas quintas-feiras, da mesma forma tendo como local o ginásio de esportes no Centro.
Os professores ressaltam que as escolinhas não têm seleção por habilidade, ou seja, não têm finalidade competitiva, por serem projetos sociais. Já para os alunos que têm o objetivo de se desenvolver profissionalmente no esporte, é feita a indicação para outras escolinhas, como a Juventus Teutônia, a Associação de Futebol Amigos da Bola (Afab), de Bom Retiro do Sul e, em Lajeado, a Acessus Grêmio e Associação Lajeado de Futsal.
Aquisição de materiais
Outro destaque do setor é a aquisição de novos materiais. Dentre as recentes estão: 5 jumps, 8 estepes, 20 quadrados de tatame, 8 cones, 1 bola de futsal profissional, 6 bolas de vôlei, placar eletrônico para o ginásio, 50 uniformes e 15 colchonetes. Além disso, o setor ainda dispõe de variedade de outros materiais, dentre eles alteres, material de pilates e caneleiras, entre outros.