CIC VT divulga relatório das atividades em 2023

O ano de 2023 foi marcado por campanhas e realizações.

772
Crédito: Divulgação

O encontro virtual ocorreu na noite de quarta-feira (20/12). Uma pesquisa interna, divulgada há poucos dias, apontou que a CIC VT está 100% alinhada aos interesses e necessidades das associadas.

“O resultado da pesquisa de satisfação mostrou que estamos conseguindo atingir nossa visão de futuro, que é ser referência na promoção do desenvolvimento econômico do Vale do Taquari, por meio do incentivo ao associativismo regional. No entanto, é importante manter o trabalho integrado”, afirmou o presidente da Câmara da Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Ivandro Carlos Rosa, na abertura da reunião de apresentação do relatório de atividades de 2023 para as associadas.

Rosa mencionou os 18 anos da entidade, quando foi realizada integração com as associadas, colaboradores e familiares. A festa foi realizada no dia 25 de junho, marcando uma trajetória dedicada ao fortalecimento do desenvolvimento socioeconômico e a representatividade da classe empresarial na região.

Ao longo do ano, a CIC VT promoveu a campanha Dia Nacional do Associativismo, momento em que a entidade regional designou abril como o mês do associativismo. A iniciativa, com o apoio das entidades associadas, buscou incentivar o associativismo regional, fomentando o relacionamento e cultivando a cultura associativa, com a meta de incrementar ações anualmente.

Ivandro frisou o papel da CIC VT, com apoio da Federasul, associadas, Junta Comercial e Sebrae, prefeituras e Secretaria de Desenvolvimento do RS no trabalho para auxiliar as empresas impactadas pelas inundações. Na época, foi feito um levantamento conjunto que serviu de base para todos os movimentos de articulação. Destacou ainda a campanha SOS Vale do Taquari, que arrecadou dinheiro para destinar às famílias e empresas que sofreram prejuízos e o empenho da Federação para a retomada dos negócios. “A Federasul, além das doações diretas para as associadas, não mediu esforços para auxiliar as empresas, intermediou uma negociação com os governos do Estado e Federal.”

Atuação das diretorias

No relatório estão presentes ainda as ações de cada uma das sete diretorias, com ênfase na implantação do free flow, programa de concessão de rodovias, apoio à reforma completa da estrutura da Barragem da Eclusa em Bom Retiro do Sul, incentivo à campanha Poste Limpo, realização da Jornada da Alimentação e implantação da primeira identificação geográfica para a erva-mate.

No Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas Vale do Taquari, houve um aumento de 40% no número de empresas em relação ao ano passado, com potencial de crescimento. A CIC VT é a entidade gestora do APL.

No decorrer deste ano, a entidade regional organizou o encontro com executivos e diretores das associações, oportunidade para troca de experiências e união. O relatório ainda tem um espaço destinado para os eventos e atividades das associadas em 2023. “Nós percebemos, refletido nesse relatório, a atuação do associativismo no Vale do Taquari. Nessa gestão e nas próximas, vamos fortalecer essa atuação de maneira integrada, pois a CIC VT não está sozinha, ela congrega todas as entidades locais”, afirmou o consultor da entidade, Eduardo Böckel.

- publicidade -