A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), iniciou os testes com uma ferramenta com mensagem automática (chatbot) para ampliar a rede de contato com pacientes. O primeiro teste foi no Posto de Saúde (Estratégia de Saúde da Família 1) do bairro Conventos. A iniciativa é desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura e a Sesa.
A ferramenta encaminha uma mensagem em massa de forma automática para uma quantidade de números de telefone selecionados. Após, se há o interesse do paciente, o contato passa a ser manual por um profissional do Posto de Saúde. Quando não há o interesse do paciente, a ferramenta encerra a conversa de forma automática.
Durante o período de testes, o público-alvo é composto por mulheres com idade entre 25 e 64 anos das quais não constam registros de realização de exame citopatológico de colo de útero conforme a periodicidade recomendada. Foram encaminhadas mensagens para 150 mulheres que residem na área atendida pela ESF Conventos 1.
A enfermeira da Sesa e coordenadora dos agentes de saúde, Ernanda Mezaroba, que está acompanhando os testes, ressalta que a ideia é ampliar e qualificar a assistência em saúde na atenção primária, especialmente entre os grupos prioritários.
“Muitas vezes, os profissionais tentam contato com os pacientes por meio de ligação, mas acabam não conseguindo conversar. O chatbot encaminha mensagens por WhatsApp, facilitando a comunicação e agendamento dos atendimentos. Estamos realizando testes para possibilitar um planejamento mais assertivo. Já tivemos pacientes agendadas e, inclusive, com o exame realizado. A ferramenta foi elogiada pela população” relata Ernanda.
A Sesa pretende ampliar o uso da ferramenta para os demais postos de Saúde do município. Na próxima semana, a Unidade de Saúde do bairro Campestre também participará dos testes.