BM e Polícia Civil aperfeiçoam uso de tecnologias de segurança em Estrela

839
Créditos: Divulgação

Representantes do 40º Batalhão da Brigada Militar e Polícia Civil de Estrela estiveram reunidos, na manhã desta segunda-feira (29/1), na Prefeitura. O motivo foi um treinamento especializado para o uso de tecnologias que integram a Central de Videomonitoramento estrelense. O foco foi o Sistema OCR (Leitura de Placas Automatizado) e o Totem de Vigilância (Reconhecimento Facial), ambos equipados com sistemas de Inteligência Artificial e integrados à rede de base da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

O primeiro aparelho foi instalado na Escadaria de Estrela, área de grande circulação de pessoas, boa parte turistas, o que pode ser um facilitador para pessoas que não conhecem o município e pontos como Polícia Civil e Brigada Militar caso seja necessário a solicitação dos serviços.

O totem permite que as pessoas entrem em contato diretamente com a Brigada Militar em uma situação de emergência ao apertar um botão no local. O caminho oposto também é permitido, através da utilização de alto-falantes e sistema de alarmes/sirenes. A principal novidade é a possibilidade de reconhecimento facial realizado através de câmeras do aparelho, sempre ativas, que podem ser utilizadas na busca de fugitivos, desaparecidos ou mesmo para o registro em tempo real ou posterior de ocorrências.

Caso a câmera capte a imagem de alguém que está no sistema, seja suspeito, criminoso ou desaparecido, um alerta é emitido às forças de segurança. Também provido de câmeras giratórias de alta resolução e grande aproximação, permite imagens claras, por exemplo, do que ocorre do outro lado da margem do Rio Taquari nos municípios de Lajeado e Cruzeiro do Sul.

- publicidade -