A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou nesta quinta-feira (1/2) o lançamento de um Centro de Operações de Emergência para controle da epidemia de dengue no Brasil. Durante reunião na sede da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), em Brasília, Nísia fez um chamamento pedindo mobilização nacional por parte de estados e municípios. Em sua fala, a ministra chama a atenção de todos estados e municípios para ações efetivas de proteção, prevenção e combate ao mosquito tendo em vista que mais dos 75% dos focos do Aedes aegypti são encontrados em residências.
Na abertura da reunião, a ministra voltou a dizer que a vacinação contra a dengue não pode ser vista como solução para a epidemia por conta da limitação de doses da Qdenga cedidas pelo laboratório fabricante. Outro ponto crítico da imunização destacado por Nísia é a não-indicação do imunizante para idosos, grupo mais acometido por formas graves da dengue.
Segundo ela, a vacina é uma esperança, mas não é a resposta para um momento de crise, o momento atual requer cuidados de prevenção e cuidado.