O novo diácono, Rodrigo Henrique Schneider, chegou sexta-feira (3/2) para atuar na comunidade católica de Teutônia e Westfália. Natural de Tupandi, Rodrigo iniciou no seminário de Bom Princípio, em 2011. Em sua trajetória, Rodrigo soma treze anos de estudos e amadurecimento humano e de fé. Em abril deste ano, o então diácono, receberá a ordenação de padre. Na região, a princípio, ele atuará até dezembro de 2024.
Em entrevista à Rádio Popular, Rodrigo conta que sempre sonhou em ser padre, e salienta que o número de seminaristas está diminuindo.
“A gente pega uma média de vários anos atrás para agora e antigamente, tinha vários seminários e estavam lotados. Mas, poucos eram ordenados padres também, nós tínhamos um grande número mas poucos eram realmente ordenados. Agora nós temos poucos e quase todos são ordenados. Nós temos essa diferença” declara o diácono.
Ele afirma que a Igreja deve ir ao encontro da nova geração, destacando a Jornada Mundial da Juventude, onde são realizados encontros de fé entre jovens. “João Paulo II também dizia que jovens apostam nos jovens. […] A gente só conhece e gosta daquilo que a gente conhece e escuta falar bem. Se escuta falar mal, a gente não vai. Essa aproximação com os jovens é estar com eles, no ambiente deles, usando a linguagem deles, mas saindo, indo a procura”, enfatiza em relação aos passos dados pela instituição religiosa. O novo diácono está disposto a intensificar o papel da Igreja nas 11 comunidades de atuação, entre Teutônia e Westfália.