O coordenador da Vigilância Sanitária de Teutônia, Evandro Borba, enfatiza que os aumentos dos casos da doença devem -se pelas condições climáticas, normalmente a doença se prolifera mais facilmente em dias mais chuvosos, onde a água permanece parada. Evandro retrata que em questões de duas semanas os casos da doença aumentaram cerca 95% das notificações de dengue na região, onde dos 32 casos confirmados 3 são do município de Teutônia.
Para que a doença não se desenvolva é preciso que a comunidade faça sua parte, evitando qualquer elemento que possa produzir água parada, como vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e tonéis de água. A Vigilância Sanitária de Teutônia, aconselha a população que se sentirem sintomas como febre repentina,dor no corpo e nas articulações, manchas vermelhas e dores na parte de trás dos olhos que procurem uma unidade básica de saúde, para realizar exames, pois se o paciente estar com a doença e não procurar um especialista, a mesma poderá se agravar podendo levar a óbito.
O coordenador alerta a população que não deixem de utilizar o repelente, principalmente em zonas urbanas onde o mosquito está mais constante durante o dia.
Confira a entrevista na íntegra: