Alzheimer requer tratamento multidisciplinar, diz especialista

Para o médico, a hiperestimulação do cérebro, principalmente com o uso intenso de telas e luminosidade, pode gerar sobrecarga mental.

1223
Crédito: Luciane Brune

O Alzheimer é caracterizado por alterações na memória e personalidade. Com o tempo, as habilidades visuais e locomotoras são verificadas. Segundo o médico psiquiatra do HOB, Nael Kahled Abdallah Hamid Mahmud, o Alzheimer é uma doença que age de modo lento e progressivo. A patologia acomete principalmente pessoas acima de 60 anos, porém, há casos de pessoas mais jovens com a doença. 

Segundo o médico, as pessoas devem atentar aos sintomas iniciais como desorientação, alterações nas percepções visuais e na fala, além disso a memória e pensamentos são afetados diretamente. 

O psiquiatra explica que a doença não contém cura ,contudo há medicações que auxiliam no retardo da doença e melhoram a qualidade de vida da pessoa.

Não somente o paciente é afetado pela enfermidade, mas as pessoas que estão ao seu redor também enfrentam as consequências. Sobretudo, pelo convívio social que é alterado. Neste sentido, a melhora do paciente necessita do tratamento de equipe multidisciplinar e apoio da família. A doença possui três estágios, leve moderado  e grave, no qual pode ser descoberto por meio de exames de sangue e cerebral. 

Para o médico, a hiperestimulação do cérebro, principalmente com o uso intenso de telas e luminosidade, pode gerar sobrecarga mental. Essa sobrecarga afeta os quadros de sono das pessoas e consequentemente influenciam nas questões neuropsicológicas. Nael ainda explica que o Alzheimer é diferente para cada pessoa e que cada indivíduo tem necessidades de sono muito específicas. 

A prevenção da doença é viável, com a prática de atividades físicas, leitura, boa alimentação e estímulos positivos ao cérebro, como leitura e palavras-cruzadas. Todas essas atividades beneficiam a saúde mental e a qualidade de vida, evitando o surgimento de outras doenças, inclusive.

Confira a entrevista na íntegra:

- publicidade -