O Ministério da Saúde vai antecipar a vacinação contra a gripe (causada pelo vírus influenza) para o final de março. A campanha tradicionalmente ocorre entre abril e maio, mas começara no dia 25 de março no Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A decisão veio após se constatar um aumento na circulação de vírus respiratórios.
Em entrevista coletiv, a pasta manifesta que a antecipação da vacinação está relacionada à circulação de vírus respiratórios paralelamente ao avanço nunca antes visto da dengue. O Brasil já se aproxima da marca de 1 milhão de casos prováveis. O início dessa doença é bastante inespecífico e, por isso, ela pode ser confundida com a gripe, embora a dengue não envolva a presença de sintomas respiratórios.
O ministério negociou a entrega antecipada das vacinas, que estão previstas para serem distribuídas a partir do dia 20 de março. O imunizante utilizado é o trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação. Ele protege contra os principais vírus em circulação no Brasil, de acordo com a pasta.
O ministério quer vacinar 75 milhões de pessoas. A vacina contra o vírus influenza pode ser administrada junto a outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, reforçou a pasta.