Uma massa de ar mais frio vai ingressar no RS a partir desta segunda-feira (4/3) e será responsável por trazer as primeiras marcas mais típicas de outono neste mês de março. Ela estará por trás de uma frente fria, que provocará chuva em grande parte do estado, podendo ser localmente forte e com risco de temporais isolados.
As noites serão muito amenas e até frias em algumas cidades, enquanto as tardes vão anotar marcas agradáveis. Segundo a MetSul Meteorologia, as incursões de ar frio nesta época do ano provocam um alívio do calor que ainda predomina e são normais nesta altura do ano.
Entre esta segunda e a terça-feira (4 e 5/3), a temperatura declina e ficará mais baixa com mais umidade em consequência do tempo instável. Isso significa que a influência do ar frio será mais sentida nas máximas menores, com tardes amenas ou agradáveis do que nas mínimas.
A tarde de terça-feira, por exemplo, deve ter temperatura baixa para março em diversas cidades serranas. Já no meio da semana, com o ar frio e mais seco instalado sobre o Rio Grande do Sul, as madrugadas de tempo mais aberto com perfil mais seco da atmosfera terão mínimas muito mais baixas, com marcas inferiores à climatologia histórica do mês de março.
Esta massa de ar mais frio é impulsionada por um grande ciclone extratropical que neste domingo se aprofunda na altura das Ilhas Malvinas, ao Sul do Atlântico e que não se aproxima do Sul do Brasil. São estes ciclones mais intensos no Atlântico Sul que garantem o ingresso de ar mais frio nos meses do outono no Sul do país.
*Com informações da MetSul Meteorologia