Na quinta-feira (14/3), foi lançada a Federação das Associações Gaúchas do Varejo (Federação AGV). Já nasce robusta, conectada a mais de 160 entidades setoriais gaúchas, pertencentes à Rede de Entidades Parceiras da CDL Porto Alegre, com cobertura de aproximadamente 300 municípios e mais de 30.700 CNPJs, representando 85% do PIB estadual.
A cerimônia, que deu posse à diretoria e ao presidente da Federação AGV, Vilson Noer, ocorreu em Porto Alegre. A CDL Lajeado integra a diretoria da nova entidade com Heinz Rockenbach como um dos vice-presidentes e Aquiles Mallmann como diretor adjunto. Eles marcaram presença no evento, juntamente com a atual presidente da CDL Lajeado, Giselda Hahn, o ex-presidente Ricardo Diedrich, e a diretora executiva Soraide Graf.
Ao longo de mais de uma década, a AGV criou iniciativas de sucesso em defesa do setor nas esferas municipal e estadual. Agora, a Federação cumprirá o papel de representação e defesa dos interesses do mercado varejista, com aumento na abrangência regional e também em nível nacional. Vai atuar na formação e capacitação de lideranças empreendedoras, combatendo impostos excessivos e atuando propositivamente no ambiente político, construindo um futuro melhor para os lojistas.
“Queremos agregar potencialidades às entidades parceiras da CDL POA que atuam com excelência no prol do varejo, como fizemos há mais de seis décadas. Promoveremos uma grande união de esforços mirando caminhos melhores e ainda mais consolidados para o setor e que permitam o desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul de forma ampliada”, enfatizou o presidente da CDL POA, Irio Piva.
Para o presidente Vilson Noer, a Federação AGV cumprirá o papel indispensável de representação e defesa dos interesses do varejo gaúcho, agora, também, na esfera nacional. “Nossa Federação nasce pronta e apta para este salto de representatividade. Pois atuará, sempre atento às necessidades do mercado empresarial e dos segmentos adjacentes, buscando sempre o protagonismo”, destacou. Associativismo de resultado, ações políticas propositivas e defensivas, ferramentas de gestão para o varejo e uso de inteligência artificial estão entre as bandeiras do novo ciclo da entidade.
A programação conto com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que aproveitou seu discurso para enfatizar que o governo e o empresário do mesmo lado: “Podemos ter divergências, mas atendermos a demandas importantes, como a retirada da DIFAL, o avanço da desburocratização, o investimento em segurança pública. Quem fez este Estado foi a sua gente e não seus governos”, finalizou.
Presidente – Vilson Noer, CDL Porto Alegre
Vice-presidentes:
Everton Steyer Neto, CDL Canoas
Roberto Estivalett, CDL Passo Fundo
Enio Machado Lopes, CDL Pelotas
Gilberto Sequeira, CDL Rio Grande
Márcio Rabello, CDL Santa Maria
Heinz Rockenbach, CDL de Lajeado
Diretores Adjuntos:
Lourdes Helena Steindorf, CDL de Cachoeira do Sul
Katia Stczepaniak, ACI Camaquã
Cristiane Patrícia Ribeiro, CDL Santo Ângelo
Lediana Apparenza, ACI Horizontina
Gabriela Pereira Soares, CDL Taquari
Juarez Meneguetti, Sindilojas Farroupilha
Maurício Cardoso, ACI Alvorada
José Luis Silveira, ACI Gravataí
Darcy Zottis, ACI Cachoeirinha
Aquiles Malmann, CDL de Lajeado
José Eduardo Sperb, ACI Panambi
Presidente do Conselho Deliberativo
Renato Lima, CDL Rio Grande