Com uma comitiva de sete pessoas, o Sindilojas Vale do Taquari esteve em Porto Alegre nesta segunda-feira (08) para duas atividades na sede da Fecomércio-RS. A primeira delas envolveu uma ação do Representa+ e contemplou uma reunião com deputados sobre a agenda legislativa do comércio gaúcho, enquanto a segunda fez parte da programação da Rede Nacional de Assessorias Legislativas (Renalegis) e teve como pauta principal as demandas do setor para as próximas eleições municipais.
Agenda legislativa
A programação do dia iniciou com a reunião-almoço do Representa+, plataforma digital criada pela Federação para canalizar opiniões de empresários sobre projetos de lei que tramitam nas esferas nacional e estadual. Com a presença de deputados federais e estaduais, dentre os quais o vice-presidente da bancada gaúcha no Congresso Nacional, Alceu Moreira, e a presidente da Frente Parlamentar do Comércio de Bens e Serviços, Patrícia Alba, a atividade apresentou um panorama do setor de comércio e serviços, ressaltando anseios e temores sobre possíveis alterações na legislação, bem como o posicionamento da entidade, com ênfase na reforma tributária e no aumento de ICMS. De acordo com o gerente de Relações Governamentais na Fecomércio-RS, Lucas Schifino, a relevância do debate se deve ao fato de que “o setor de comércio, bens, serviços e turismo é o que mais emprega no Rio Grande do Sul, que mais gera PIB e renda, que mais tem empresas e que está mais disseminado pelo Estado”.
Renalegis
Já o encontro da Renalegis teve como tema principal as “Oportunidades de atuação para os sindicatos empresariais nas eleições municipais” e, além de lançar uma cartilha elaborada para orientar sobre o impacto das gestão pública no setor de comércio e serviços e explicar o painel de indicadores municipais que estará a disposição dos sindicatos, contou com a apresentação de cases de sucesso nas áreas consideradas fundamentais para o setor dentro da administração municipal. Abordando o trabalho informal, qualificação profissional e equilíbrio fiscal, entre outros, o encontro contou com a participação do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Lajeado, Douglas Sandri, o qual compartilhou o exemplo da cidade no quesito “liberdade econômica”, citando a desburocratização na abertura de empresas e a autorização para funcionamento aos domingos como fundamentais para o desenvolvimento do comércio local.
Decisões políticas
Presidente do Sindilojas VT, Giraldo Sandri destacou a importância da presença de empresários da região nas duas atividades, considerando que é mais uma forma de demonstrar aos deputados o posicionamento sobre determinadas pautas. “Lajeado e o Vale do Taquari precisam dar sua opinião e participar das decisões políticas que nos dizem respeito”, avaliou.