A Gramado Summit foi palco para a inspiradora apresentação da Arranjo Produtivo Local Alimentos e Bebidas VT, convidada pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, na sua sétima edição. A coordenadora do APL, Aline Eggers Bagatini, e o empresário Martin Eckardt, da Sorvebom, uma das 48 empresas do arranjo, compartilharam suas experiências no painel “Inovação e colaboração: As vantagens competitivas do APL Alimentos e Bebidas VT”, na tarde de quarta-feira, dia 10.
Um dos destaques da discussão foi o suporte oferecido e os benefícios concedidos às empresas do APL para a submissão de projetos ao Fundopem. Desde o reconhecimento do arranjo, nove certificados já foram emitidos, demonstrando o impacto positivo e o engajamento das empresas participantes. Este evento destacou não apenas as conquistas do APL Alimentos e Bebidas VT, mas também seu compromisso contínuo com a inovação e o crescimento colaborativo do setor.
“Compartilhar nossas experiências é uma oportunidade única de inspirar, aprender e fortalecer conexões. Além disso, contribui para aumentar a visibilidade do nosso setor e da região como um todo”, afirmou a Aline. O empresário e sócio da Sorvebom complementou, destacando a importância de fazer parte do APL.
“Dentro do APL, não somos concorrentes. Plantamos sementes de colaboração e compartilhamos nossas parcerias, como a estabelecida com a Neugebauer. O Vale será reconhecido como um polo dos alimentos, e o APL desempenha um papel crucial nessa construção. Uma característica fundamental de um empreendedor é o associativismo; sozinhos, nunca conseguiremos evoluir ou superar os desafios do dia a dia. Como empresários, devemos sempre pensar de forma coletiva. Minha característica é unir pessoas e setores. O APL desempenha esse papel, mas juntos, certamente seremos mais fortes. Juntos, podemos melhorar nosso ambiente de negócios, qualificar nossas empresas, aprimorar processos e otimizar a operação.”
Conte sua história
A primeira visita técnica de 2024 está programada para o dia 15 de abril, na Neugebauer, em Arroio do Meio. Os empresários e voluntários vão poder conhecer a fábrica de chocolates mais moderna da América do Sul, onde é produzida a primeira marca de chocolates do Brasil. A atividade faz parte do programa “Conte sua história.”.