CRAS de Paverama realiza verificação do Bolsa Família

O objetivo é visitar todas as famílias beneficiárias para averiguar a situação

1643
Créditos: Divulgação

Desde de fevereiro, a gestão do programa, juntamente com o serviço social do município, realiza visitas domiciliares para as devidas averiguações de irregularidades. De casa em casa, a gestora Adriana Moura e a Assistente Social Tamires de Souza têm enfrentado dificuldades com cadastros desatualizados, mudanças de endereços, telefones e muitas irregularidades como divergência na composição familiar e omissão de renda da família. O objetivo é alcançar 100% das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, para proporcionar um benefício justo a quem realmente precisa.

Bolsa Família paga um benefício mínimo de R$ 600 para mais de 21 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade no Brasil. Porém, alguns aspectos podem levar ao corte no programa. Beneficiários que apresentam fraude, omissão de informação e que não cumpriram as regras de permanência correm o risco de perderem o benefício.

O processo de corte ocorre em três etapas. Inicialmente, acontece a suspensão e o veto, onde o benefício é interrompido. Após a suspensão ou corte das parcelas, eles terão um prazo de 30 dias para apresentar os documentos necessários e regularizar sua situação junto ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Por fim, o veto é a etapa final, na qual não há mais chance de recuperar o benefício.

- publicidade -