O município registrou um crescimento expressivo de casos positivos para a dengue em apenas uma semana. O boletim publicado no dia 12 de abril apresenta 103 casos, enquanto em 19 de abril foram registrados 143 casos, totalizando 40 novos, além de 104 provenientes de outros municípios. O Alesgut é o bairro com maior incidência da doença, com 42 casos confirmados. Teutônia também possui uma morte confirmada pelo Estado.
Segundo o boletim, 103 pessoas não realizaram coleta de sangue e 179 casos foram negativos. Os munícipes que apresentarem sintomas gripais devem se dirigir aos postos de saúde para realizar o teste e realizar o tratamento correto. O procedimento adequado impede que a doença evolua para a etapa mais grave, a dengue hemorrágica, caracterizada por uma baixa no nível das plaquetas no sangue.
Para diminuir o volume do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Teutônia promoveu o segundo mutirão contra a dengue no sábado (20/4), em Canabarro. O primeiro movimento ocorreu em 6 de abril, no Bairro Alesgut. As ações foram coordenadas pela Vigilância Ambiental em Saúde, Secretaria de Obras e Administração Municipal.
Os materiais coletados na atividade somaram 20 sacos de resíduos descartados irregularmente. O recolhimento desses objetos impede a proliferação do Aedes aegypti nos locais. Servidores públicos, membros da Administração e voluntários da própria comunidade participaram da ação.
Além disso, as localidades também receberam a aplicação do inseticida profissional Cielo-ULV, o “fumacê”, em pontos específicos com maior ocorrência de casos. O produto é aplicado durante as primeiras horas da manhã, das 5h às 9h e no fim do dia, das 17h às 20h.
Cada munícipe deve revisar e fazer uma faxina em seu pátio e áreas internas das suas residências para inibir a reprodução do mosquito causador da dengue. Se cada um fizer a sua parte, os casos tendem a diminuir, garantindo a saúde da comunidade o controle da situação.
Fludora Fusion
O Fludora Fusion é um novo inseticida, distinto do “fumacê”. É intradomiciliar, ou seja, aplicado dentro dos domicílios, e apresenta eficácia de quatro meses. A aplicação iniciou na sexta-feira (19/4) na Escola de Educação Infantil Pequeno Príncipe, em Languiru.
O produto é introduzido em uma parede da casa, com autorização do morador, em um espaço de 1,5 metro de altura. O inseticida é mais assertivo, pois atinge todos os mosquitos que pousarem no local durante os meses de garantia.
A equipe da Vigilância Ambiental da Saúde também toma os devidos cuidados com os criadores de abelhas sem ferrão da região. Eles são avisados da pulverização do produto nos determinados locais. No total, 27 criadores recebem os avisos por um grupo de WhatsApp.
O Coordenador da Vigilância Sanitária de Teutônia, Evandro do Canto Borba, destaca que a população também deve fazer o seu papel e continuar a realizar limpezas em seu pátio, mesmo com a chegada do frio. “A população precisa entender que não adianta vir o frio, o frio só diminui os ataques porque usamos roupas mais compridas. Mas o mosquito continua na ativa”, afirma.
“Nós estamos aplicando as melhores técnicas do mundo aqui em Teutônia, para diminuir o volume de mosquitos e principalmente do mosquito contaminado. A população tem que fazer a sua parte e nós vamos fazer a nossa”, finaliza Borba.