O Rio Grande do Sul receberá pela primeira vez a vacina contra a dengue. A distribuição, organizada pelo Ministério da Saúde, representa a quarta remessa do imunizante no Brasil. No total, serão liberadas mais de 986 mil doses da vacina.
O Estado, que ainda não havia sido contemplado, receberá 126.132 doses para serem aplicadas em seis municípios. São eles, Porto Alegre, que receberá 72.898, Viamão, com 14.982, Alvorada, com 12.985, Gravataí, que receberá 16.425 doses, Cachoeirinha, 8.379 e Glorinha, com 463 doses. Segundo a nota técnica do Ministério da Saúde, a nova remessa visa expandir a cobertura para 625 novos municípios em todo o país, além de continuar a imunização em cidades que constavam nas listas anteriores e que precisam completar o esquema vacinal.
O Ministério da Saúde destaca que a distribuição das doses foi determinada com base em três critérios principais: o ranqueamento das regiões de saúde e municípios, o quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante) e o cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.
De acordo com a nota do ministério, as doses destinadas para aplicação da segunda dose serão enviadas posteriormente, considerando o intervalo recomendado de três meses para completar o esquema da vacinação.