Chuva, granizo e vendavais causam estragos no Estado

1898
Crédito: Divulgação

Chuva forte a intensa e temporais atingem o Rio Grande do Sul desde o início do sábado (27/4), efeito de uma frente fria que avança pelo estado. Em algumas cidades, a chuva passou dos 100 mm com alagamentos e, isoladamente, houve acumulados perto de 200 mm, o equivalente a um mês e meio de chuva em poucas horas.

Em outras cidades, a frente fria veio também com queda de granizo e vendavais, causando estragos e transtornos para a população. A instabilidade no estado iniciou à medida que a frente fria encontrou uma massa de ar muito quente em sua dianteira, formando nuvens de grande desenvolvimento vertical.

Os municípios que relataram algum dano relacionado às chuvas até o momento via Defesa Civil Estadual foram Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Guaiba, Estância Velha, São Martinho da Serra e Novo Hamburgo. Até o momento não há informações de desabrigados e desalojados.

Frente fria mantém chuva forte e temporais

A MetSul Meteorologia alerta para o alto risco de chuva localmente intensa e de temporais isolados na noite deste sábado na metade Norte do Rio Grande do Sul, com alto risco para municípios da região da Serra. Temporais podem afetar ainda parte do Planalto Médio, do Alto Jacuí e as Missões. Áreas mais ao Norte, perto de Santa Catarina, só devem ter instabilidade amanhã.

*Com informações da MetSul Meteorologia

- publicidade -