O Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, recebeu, nesta sexta-feira (3/5), por meio de transporte aéreo, 50 bolsas de hemocomponentes de sangue, garantindo os estoques para procedimentos como transfusões. Trata-se de uma operação de remanejamento implementada pelo Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs), da Secretaria da Saúde (SES).
Os hospitais de Santa Rosa, Santa Maria e Passo Fundo estão recebendo também, nesta sexta, plaquetas via transporte terrestre. Há ainda a previsão de outras entregas a serem realizadas, como para Pelotas, no sábado (5/5).
O envio do lote de sangue para Lajeado foi por aeronaves da Defesa Civil do RS. A remessa saiu da base aérea de Canoas. Por via terrestre, o apoio da Polícia Rodoviária Estadual está permitindo a passagem pelos bloqueios nas estradas a fim de que os itens cheguem a quem precisa. As bolsas de sangue coletadas e já testadas podem ser utilizadas nos hospitais de localidades atingidas pelas enchentes que afetam o Estado.
Hemocentro aberto no sábado
Diante da situação de calamidade pública decretada pelo governo do Estado, o Hemocentro de Porto Alegre estará aberto neste sábado (4/5), das 8h às 12h, para atender até 140 doadores, com ou sem agendamento.
Há risco de desabastecimento de hemocomponentes, principalmente de plaquetas, de forma iminente, e de hemácias, já nos próximos dias. O Hemocentro funciona das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
A urgência é por sangue de todos os tipos. É importante que os doadores residentes em Porto Alegre e na Região Metropolitana se desloquem até o Hemocentro de forma segura, tendo cuidado com o risco de alagamentos e deslizamentos nas vias públicas.
O agendamento deve ser feito nesta página ou pelos telefones (51) 3339-7330 e (51) 98405-4260 (WhatsApp). O Hemocentro fica localizado na av. Bento Gonçalves, 3722.