Amigos do Vale focam na reconstrução de acessos viários

859
Grandes filas se formam para travessia nas proximidades da antiga ponte da ERS-130 / Crédito: Divulgação

A união de esforços em conjunto, por meio do associativismo e da cooperação, são marcas do Vale do Taquari desde o início da colonização. Essa herança cultural rebrota neste momento de dificuldade. Entre as várias frentes de trabalho e articulações para reerguer a região, nasce a Associação Amigos do Vale, inspirada na mobilização recente experimentada por Nova Roma do Sul, na Serra.

A entidade foi criada na segunda-feira (6/5) por voluntários da iniciativa privada e dos poderes públicos municipais de algumas cidades do Vale do Taquari. Eles se reuniram no domingo para debater o cenário, as prioridades e estratégias que serão adotadas. O foco será a reconstrução dos acessos viários, considerados fundamentais tendo em vista a movimentação diária da população entre os municípios da região e a relação das rodovias e pontes com as demais cidades do Rio Grande do Sul.

Essas conexões são vitais para o abastecimento, escoamento da produção e movimentação das pessoas para as mais diversas finalidades. A obra considerada a mais importante neste primeiro momento será a de ligação entre Lajeado e Arroio do Meio a partir da antiga Ponte de Ferro sobre o Rio Forqueta, já que essa e a estrutura sobre a ERS-130 foram destruídas pela enchente.

A Associação Amigos do Vale é inspirada na mobilização feita pela comunidade de Nova Roma do Sul no ano passado. Com doações comunitárias, foram arrecadados R$ 7 milhões em 4 meses e inaugurada uma nova ponte no limite com Farroupilha. A conquista representou um feito histórico e demostra o otimismo que também deve guiar o Vale do Taquari nesta retomada.

Os empresários e prefeitos que fazem parte do grupo já estão engajados com reuniões e encaminhamentos. Em simultâneo, serão criadas contas bancárias para que as pessoas possam dar sua contribuição. O entendimento é que a união de esforços da comunidade e o engajamento entre a iniciativa privada e as prefeituras vão fazer a diferença, recuperando o Vale do Taquari como no passado já foi feito.

- publicidade -