Escola Estadual Gomes Freire de Andrade retoma aulas

O educandário estava fechado desde o dia 30 de abril

1626
Crédito: Divulgação

A Escola Estadual de Ensino Médio Gomes Freire de Andrade reabriu as portas para receber os alunos nesta terça-feira (21/5).

Conforme a diretora Aline Eckert, o educandário estava fechado desde o dia 30 de abril, quando iniciaram as cheias. O grande volume de chuvas causou estragos em dois blocos, que sofreram pane elétrica, infiltrações e curto-circuito.

Dessa forma, foi preciso refazer a parte elétrica, sendo necessárias licitações e orçamentos. Após, a dificuldade na entrega do material devido à situação das vias atrasou a reforma. Os materiais foram entregues na sexta-feira (10/5) e o serviço foi finalizado na terça-feira (13/5).

Porém, o morro de Languiru era uma incógnita, principalmente devido aos deslizamentos já ocorridos no local em anos passados e aos atuais, que assustaram a população.

“Podíamos ter voltado na quarta-passada, mas como havia risco, estávamos em constante conversa com a Defesa Civil, a 3ª Coordenadoria Regional de Educação e o setor de Engenharia da Prefeitura”, conta Aline.

A vistoria de geólogo e engenheiro ao educandário ocorreu no dia 17, sexta-feira passada. O parecer aponta que não foi constatado nenhum movimento de massa no morro, não gerando risco à escola e à comunidade. O documento foi assinado pelo engenheiro do Município, Alexandre Etgeton, e pelo coordenador da Defesa Civil de Teutônia, Valdemir dos Santos Lima “Japonês”.

Desta forma, nesta segunda-feira (20/5) retornaram professores e funcionários, que organizaram a escola para receber os alunos. Como alguns foram atingidos pelas cheias, houve momento de acolhida.

No momento, a escola registra 32 famílias atingidas, das quais seis perderam tudo, inclusive a moradia. O educandário já protocolou junto ao Estado para que os alunos recebam material escolar para voltar às aulas.

Como escola, há organização para ofertar material básico aos alunos. Também há conversas com as famílias para entender como é possível ajudá-las.

3ª CRE

A 3ª região escolar abrange 82 escolas, localizadas em 32 municípios. Destas, 62 retornaram até hoje. Com a autorização de retomada para o Gomes, as três escolas estaduais do município estão com aulas normalizadas.

Nos demais municípios do G7, as os educandários também retornaram retomaram as atividades à exceção da EEEM Colinas, de Colinas.

- publicidade -