Fortes chuvas voltam ao RS

1393
Crédito: Divulgação/MetSul

A MetSul Meteorologia alerta para chuva volumosa em parte do Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira (22/5) acumulados que em algumas localidades podem atingir a média histórica do mês inteiro, causando mais alagamentos e inundações no estado. A chuva vai atingir cidades que enfrentam inundações e será mais intensa em municípios afetados pela cheia da Lagoa dos Patos.

Os dados não indicam volumes extremos para as bacias dos rios da Metade Norte do estado, que desembocam nos vales e no Guaíba, como Jacuí, Taquari, Caí, Sinos e Gravataí. Mesmo assim as bacias terão chuva na quinta-feira (23/5) e na sexta-feira (24/5), o que vai causar uma elevação temporária dos níveis destes rios, apenas que sem a magnitude do repique de dias atrás.

O mapa acima mostra a projeção de chuva acumulada até o final desta semana no estado com base nos dados do modelo meteorológico alemão Icon (clique aqui e acesse o modelo), a partir da rodada das 12Z (9h) desta terça-feira. Como se observa, os maiores volumes de chuva devem se dar na Metade Sul gaúcha, em particular em pontos da fronteira com o Uruguai, da Campanha e da região Sul.

A chuva deve ficar perto ou passar de 100 mm em diversas localidades destas regiões, podendo alcançar até 150 mm ou mais em alguns pontos.

- publicidade -