Imigrante passa a emitir Carteira de Identificação do TEA

Para a solicitação da carteira é necessário a realização de um cadastro no próprio Cras.

711
Crédito: Divulgação

A Prefeitura de Imigrante, através do Centro de Referência da Assistência Social, começou a emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA. O documento é emitido gratuitamente, e tem como objetivo conferir a identificação da pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e facilitar a sua a atenção integral e prioritária, no atendimento dos serviços públicos e privados. Ela, no entanto, não dispensa a apresentação de documento ou outro requisito exigido em lei para o acesso a serviços ou benefícios específicos.

Para a solicitação da carteira é necessário a realização de um cadastro no próprio Cras. A pessoa com autismo ou o responsável deve preencher todos os campos obrigatórios do formulário, além de anexar os seguintes arquivos: documento com foto, foto 3×4, comprovante de endereço e laudo médico que ateste o diagnóstico de TEA com data, assinatura e número do registro profissional (CRM) do médico responsável. Quando a solicitação for feita pelo representante legal do beneficiário, deverão ser informados os seus dados em campo próprio.

“A emissão das carteiras é muito importante, pois além do reconhecimento às pessoas com autismo, a carteira garante que sejam reconhecidos os direitos das pessoas com TEA, dentre eles a atenção integral e prioritária no atendimento dos serviços públicos e privados” destacou a psicopedagoga do Cras, Fabiana Crhist.

Após o cadastro, o prazo médio para a entrega será de 30 dias. Dúvidas com o Cras pelo telefone 51 98175 1071.

- publicidade -