Fazenda Vilanova tem ações alusivas ao Maio Laranja

As ações do C-MAE tiveram como tema central “Estou atento aos sinais”.

873
Crédito: Divulgação/AI Fazenda Vilanova

Em alusão ao Maio Laranja, o Centro Municipal de Atendimento Especializado (C-MAE) de Fazenda Vilanova realizou visitas educativas às escolas municipais. A iniciativa teve como objetivo alertar os alunos sobre os sinais, riscos e medidas de proteção contra o abuso sexual e a exploração sexual contra crianças e adolescentes.

As ações do C-MAE tiveram como tema central “Estou atento aos sinais”. A partir disso, em suas visitas, a equipe ministrou palestras e realizou atividades que foram cuidadosamente adaptadas para atender as necessidades e níveis de compreensão das diferentes faixas etárias, abordando o tema de forma sensível e apropriada.

Para os alunos das escolas municipais de Educação Infantil Fazendinha e Pequeninos da Fazenda, a conversa foi focada na “sinaleira do toque” e no cuidado com o corpo. Utilizando uma linguagem lúdica, as crianças aprenderam a identificar toques apropriados e inadequados, entendendo a importância do carinho de verdade e de proteger seu corpo e buscar ajuda de um adulto de confiança quando necessário.

Já nas escolas municipais de Ensino Fundamental Edgar da Rosa Cardoso, de Turno Integral Santana e de Turno Integral José Victor Mairesse, os estudantes dos anos iniciais participaram de discussões mais aprofundadas sobre os sinais e riscos do abuso e da exploração sexual. Da mesma forma, foram orientados sobre as formas de se proteger e a importância de comunicar qualquer situação desconfortável a um adulto de sua confiança.

E para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental o foco foi a violência sexual no ambiente virtual. A conversa destacou os perigos das interações online e a importância de ter cautela com quem se conversa nas redes sociais e outros espaços virtuais. Foram apresentadas dicas de segurança e estratégias para identificar comportamentos suspeitos e proteger-se contra possíveis abusadores sexuais ou mesmo psicológicos.

A coordenadora do C-MAE, Carla Costa, ressaltou que a ação “Estou atento aos Sinais” durante o Maio Laranja reflete um compromisso contínuo com a proteção e o bem-estar das crianças e adolescentes. “A educação e a conscientização são ferramentas essenciais na prevenção do abuso e da exploração sexual, capacitando as crianças e adolescentes a reconhecerem toques de carinhos e situações de risco, além de como se proteger”, frisou.

- publicidade -