Projeto Laboratório de Solos será lançado nesta terça-feira

1674
Crédito: Pexels

O Projeto Laboratório de Solos engloba uma estrutura física especializada para análises de solos e um corpo técnico apto à execução do serviço. O projeto será apresentado nesta terça-feira (4/6), às 19h no Colégio Teutônia para diversas entidades e produtores com o propósito de divulgar e buscar recursos para viabilizar a proposta. A estrutura ficará nas dependências do Colégio Teutônia.

A Fundação Agrícola Teutônia (FAT) é uma das instituições dispostas a fazer parte do projeto. Segundo o diretor do Colégio Teutônia, Mauro Nüscke, o serviço é fundamental para o Vale do Taquari. “Se estamos trabalhando com o Vale dos Alimentos, nada mais apropriado do que termos esse serviço mais próximo e realizado com qualidade. A Fundação Agrícola Teutônia se coloca à disposição para receber esse projeto, justamente por ser uma entidade que contribui para a região e para o estado”, diz.

A análise é de extrema importância para os produtores rurais, pois garante a qualidade do solo. “A análise é imprescíndivel. Ela não deve ser interpretada como um custo, mas como uma oportunidade de fazer as correções necessárias”, salienta o extensionista da Emater, Carlos Fries.

O agrônomo e professor, Carlos Dullius, destaca a relevância do laboratório em meio à catástrofe climática que atingiu a região. “Esse projeto já era pensado antes da enchente, mas agora nós sentimos a necessidade de ter um laboratório regional que possa atender as demandas da forma mais rápida e eficiente possível”, afirma Dullius.

Confira a entrevista na íntegra:

- publicidade -