A Secretaria da Saúde de Imigrante realiza mensalmente análise da água nos poços artesianos da municipalidade e das Associações de Água no interior do município. As amostras são encaminhadas para a 16ª Coordenadoria, e após análise no LACEN em Santa Cruz do Sul.
O resultado da análise de maio constatou inconformidades nas amostras de água da associação da Linha Castro Alves. Nas Associações de Água da Linha Rechts/Linha Garibaldi e Linha Michels, há desabastecimento, ou ainda, a ligação temporária de poços não clorados, devido aos eventos climáticos recentes.
A água destas comunidades não está apta para o consumo humano, ou seja: para beber, fazer comida, lavar frutas, verduras, louças, e realizar a higiene bucal, por exemplo.
A administração municipal já está tomando as medidas para que a água volte a ser potável. Enquanto isso, os moradores destas localidades devem buscar a água para o consumo no Cras, de forma gratuita. O hipoclorito está sendo distribuído em frascos de 50ml para a população. A solicitação também deve ser realizada junto a vigilância sanitária do município. O contato com a vigilância pode ser realizado pelo 3754 1163 ou 51 98184 3292.