Cerca de 315 pessoas permanecem em quatro abrigos da Prefeitura de Lajeado

686
Crédito: Divulgação/AI Estrela

Passados 35 dias da maior cheia já registrada, cerca de 315 pessoas seguem sendo atendidas em quatro abrigos mantidos pela prefeitura. As famílias estão abrigadas no Parque do Imigrante, no ginásio e na capela do bairro Conservas e no ginásio do bairro Carneiros. No pico da cheia, no dia 2 de maio, a Prefeitura chegou a ter 10 espaços abrigando mais de 1,3 mil pessoas. As famílias retornam gradualmente para suas residências, casas de amigos ou parentes ou se encaminham para o programa de aluguel social do município.

Até as 10h30 desta sexta-feira (7/6), 282 pessoas seguiam no Parque do Imigrante, 26 pessoas no ginásio do bairro Conservas, sete pessoas no bairro Carneiros e uma pessoa na igreja do bairro Conservas. As pessoas que seguem em abrigos recebem alimentação diária (café, almoço, lanche e janta), água, e são atendidos com roupas, colchões, cobertores e outros itens necessários.

Pessoas consideradas desalojadas (aquelas que estão na casa de amigos ou parentes) podem retirar kits de alimentação, higiene e limpeza no Centro Especial de Apoio aos Atingidos pelas Cheias (Ceapac), e roupas e demais itens de cama, mesa e banho devem ser solicitadas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Além do atendimento aos abrigados, a Prefeitura de Lajeado segue com a limpeza e desobstrução de vias públicas, recolhimento de entulhos e restabelecimento de estradas. Em média, são 25 a 30 caminhões, 22 retroescavadeiras e mais 11 caminhões com hidrojatos que estão fazendo o serviço de limpeza diariamente.

Pontos de coleta administrados pela Prefeitura de Lajeado:

– Doações de pequenos volumes: são recebidas no Centro Recrie, na rua Irmando Weisheimer, 839, no bairro Montanha. O local é apenas para recebimento de doações. Não é local para retirada de produtos por desalojados ou desabrigados. O horário de recebimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45, e na sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

– Doações de grandes volumes: devem ser comunicadas e combinadas com a Defesa Civil de Lajeado pelo WhatsApp (51) 9828-4971 para que possam ser encaminhadas ao depósito adequado.

Pontos de retirada de doações pelos atingidos pela enchente:

– Retirada de roupas, calçados e itens como cobertores, colchões, lençóis e artigos de banho:

CRAS Espaço Cidadania (Centro)

Endereço: Rua Julio May, 496, bairro Centro

Telefone: (51) 3982-1090 ou (51) 99772-2695

Horário de funcionamento: Segunda-feira a quinta-feira das 8h às 17h e na sexta-feira das 8h às 14h

CRAS Espaço de Todos Nós (Santo André)

Endereço: Rua Palmeirinhas, 128, bairro Santo André

Telefone: (51) 3982-1133

Horário de funcionamento: Segunda-feira a quinta-feira das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30 e na sexta-feira das 8h às 14h

Pessoas que forem atendidas no Centro Especial de Apoio aos Atingidos pelas Cheias (Ceapac) em busca de roupas também serão direcionadas aos Cras.

– Ceapac: distribui kits de higiene, limpeza e alimentação, além de centralizar informações sobre programas e benefícios de programas dos governos municipal, estadual e federal. Está localizado ao lado da SMDS, na Avenida Benjamin Constant, 420, Centro, na antiga sala do restaurante Caixeiral, em frente ao Colégio Madre Bárbara.

O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45, e na sexta-feira, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia.

No local, quem teve a casa atingida e precisa retirar alimentos ou kits de higiene e limpeza pode retirar na hora. Para quem precisa fazer o cadastro único para ter direito a outros benefícios, ocorre a distribuição de 100 fichas de agendamento por dia, de segunda a quinta-feira, e de 50 fichas de agendamento para a sexta-feira. A limitação de fichas ocorre porque este cadastro é feito por credenciadores cadastrados no sistema do Governo Federal (não são todos servidores que podem cadastrar) e é um processo mais demorado.

- publicidade -