Rio Grande do Sul tem 186 mil famílias aprovadas no Auxílio Reconstrução 

Desse total, 139,5 mil confirmaram seus dados, preenchidos pelas prefeituras, e terão acesso ao benefício.

448
Crédito: Divulgação / Governo Federal

O número de famílias gaúchas aprovadas no Auxilio Reconstrução chegou a 186,2 mil desde a criação do benefício. Até o momento, os cadastros de 130,7 mil famílias foram enviados para a Caixa Econômica Federal. Com o benefício, as famílias poderão adquirir imóveis, eletrodomésticos, itens perdidos nas cheias ou utilizarem o recurso da maneira que acharem melhor.

Segundo o governo federal, ao todo, 444 cidades gaúchas podem solicitar o benefício para os atingidos. “Nossa meta é aprovar cerca de 240 mil famílias e vamos concluir isso nas próximas semanas. Ou seja, cerca de um milhão de pessoas serão beneficiadas com o auxílio”, afirma o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

O Auxílio Reconstrução, criado em 15 de maio, é um apoio financeiro do valor de R$ 5.100,00 pago em única parcela pelo governo federal às famílias desalojadas ou desabrigadas no Rio Grande do Sul. Tem direito quem reside em áreas atingidas pelas cheias ou tiveram que abandonaram suas casas, de forma temporária ou definitiva, nos municípios que decretaram situação de calamidade ou emergência pública.

O cadastramento é feito pela prefeitura, que envia os dados preenchidos pelas famílias ao governo federal. A pessoa indicada como responsável pela família precisa ter acesso a sua conta do Gov para confirmar os dados. Após a confirmação, a Caixa Econômica Federal efetuará o pagamento. As pessoas que possuem conta na Caixa receberão o dinheiro diretamente na conta. Para quem não tem, será aberta, automaticamente, uma conta poupança no aplicativo Caixa Tem.

A data da efetivação do pagamento dependerá do envio das informações pelas administrações dos municípios, processamento de dados e confirmação da família.

- publicidade -