Violência contra idosos aumenta em 2024

No Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, não há muito a se comemorar diante do número de denúncias de de violência

1109
Crédito: Pexels

Neste sábado, dia 15 de junho é lembrado o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Não é uma data a ser comemorada tendo em vista que os casos agressões tem aumentado não há o que comemorar. Os casos de agressões têm aumentado e mostram muito caminho a percorrer no enfrentamento deste tipo de crime.

Em 2024, mais de 74 mil queixas chegaram ao Ministério dos Direitos Humanos. A violência contra as pessoas idosas é um dos temas abordados pelo ministério no mês de junho. O Disque 100, responsável por receber denúncias de agressão contra idosos, registrou aumento de 14% no primeiro semestre de 2024, em relação ao mesmo período do ano anterior. Nos seis primeiros meses de 2023, foram registradas mais de 65 mil denúncias de violência.

Uma das voilências é a negligência que é caracterizada pela falta de cuidado, alimento, atendimento, higiene, limpeza e medicamentos. Quanto às mulheres serem maioria das ocorrências, a promotora apontou o fenômeno que chamou de “feminização do envelhecimento” pelo maior tempo de vida desta parcela da população.

Entre as diversas formas de violência, as de origem financeira e patrimonial são as mais frequentes. Ela causadanos materiais e emocionais significativos às vítimas já muitos idosos não possuem conhecimento sobre seus direitos e como se proteger contra golpes e fraudes.

- publicidade -