Estudante da Emef Ipiranga conquista medalha de ouro na OBMEP

634
A cerimônia de premiação da 18ª edição ocorreu no Rio de Janeiro / Crédito: IMPA / Divulgação

O aluno colinense Bruno Augusto Breidenbach alcançou a 8° posição em âmbito nacional na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) e conquistou a medalha de ouro. Além de Bruno, o professor de matemática da Emef Ipiranga, Itamar da Silva Pereira, também foi premiado.

A cerimônia de premiação a nível nacional ocorreu na terça-feira (11/6) na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A delegação do Rio Grande do Sul contemplava cerca de 60 estudantes e seus coordenadores regionais. Ao todo, 650 alunos foram agraciados com a medalha. Foram distribuídas para discentes de todo o país outras 1.950 medalhas de prata, 5.850 de bronze e 48.163 medalhas de menção honrosa.

Em razão dos últimos acontecimentos, a família de Bruno e outros participantes embarcaram na base aérea de Canoas em direção a São Paulo e, após, para o Rio de Janeiro. No retorno, houve uma parada em Florianópolis, onde os medalhistas retornaram de ônibus até a capital, Porto Alegre.

As despesas do estudante foram custeadas pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), incluindo alimentação e estadia. Já a família de Bruno arcou com os valores para acompanhá-lo na premiação.

Com apenas 13 anos e no 8º ano do Ensino Fundamental, esta é a terceira vez que Bruno participa da competição. Já soma uma medalha de bronze e uma de ouro. O colinense também participou da Olimpíada de Matemática da Univates (OMU) e recebeu medalha de menção honrosa.

Segundo Vânia Anete Lenhart Breidenbach, mãe de Bruno, o filho sempre apresentou afinidade com matemática e demais disciplinas, mas a conquista foi uma surpresa para toda a família. “A gente nunca foi muito exigente com ele em estudos, nunca cobramos demais, até porque a perfeição não existe. Mas ele sempre gostou, sempre foi estudioso, responsável e organizado”, afirma. Ela destaca que a conquista do filho é fruto do próprio esforço.

OBMEP

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é a maior Olimpíada de Matemática do Brasil. Envolve cerca de 18,3 milhões de participantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de 55,3 mil escolas públicas e privadas em 99,8% dos municípios brasileiros.

- publicidade -