Rio Taquari sobe e prefeituras de Estrela e Lajeado pedem saída de moradores até as cotas 22 e 20

1289
Crédito: Departamento de Trânsito de Estrela / Divulgação

Em Estrela e em Lajeado, a medição do nível do Rio Taquari, realizada às 18h45, apontava 14,93 metros, registrando aumento de 78 centímetros em 1 hora.

- publicidade -

Em ambas as cidades, a partir dos 19 metros o rio começa a sair do leito e as primeiras residências são atingidas. Apesar de não haver previsão precisa sobre o nível que o rio poderá atingir, é possível que ele chege à cota de inundação durante a madrugada.

Assim, a Defesa Civil de Lajeado, por segurança, trabalha com a remoção de pessoas que morem até a cota 20 e já tenham retornado para suas casas após a cheia de maio. Em caso de emergência ou necessidade de apoio da Defesa Civil Municipal, o contato pode ser feito pelo telefone 3982-1150 ou pelo WhatsApp (51) 99828-4971.

Já em Estrela, a Defesa Civil recomenda a remoção das famílias que ainda estejam abaixo da cota de 22 metros. Caso necessário, faça contato com a Defesa Civil pelo 3981-1174 ou (51) 9 9876-1430.

É importante que qualquer família que se encontre nessas áreas entre em contato com a Defesa Civil para ser removida com segurança.

Da mesma forma, o Departamento de Trânsito de Estrela deverá trabalhar na sinalização de vias que serão atingidas pela subida dos Arroios Estrela e Boa Vista.

Deslizamentos

A Defesa Civil de Estrela faz um alerta também para quem mora em locais com risco de deslizamento. “Se você mora em locais com essas características, fique atento e o observe os sinais desse tipo de ocorrência: barulho de galhos e raízes quebrando, o aumento significativo do fluxo de água nas encostas, fendas no terreno, árvores, postes ou cercas inclinadas ou com saliências, barulhos ou tremores do piso ou paredes de sua casa”, diz a nota.

Caso o morador observe quaisquer sinais indicados acima, deve sair imediatamente do local e acionar as forças de resposta: 193 para Corpo de Bombeiros e 190 para Brigada Militar.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui