Após atingir pico de 24,19 metros, águas do Rio Taquari recuam em Lajeado
Ainda na noite de segunda-feira (17/06), às 22h30, o Rio Taquari atingiu seu pico nesta cheia de junho, alcançando a marca dos 24,19 metros em Lajeado, 14,19 metros acima do seu nível normal, que é de 13 metros. Nesta terça-feira (18/6), as águas já recuavam, desobstruindo vias importantes que estavam alagadas, como é o caso da Rua João Abott, no cruzamento com a Rua Santos Filho, e Rua Bento Rosa, na rotatória com a Avenida Décio Martins Costa.
Mesmo com uma enchente muito menor do que a de maio, houve transtornos no município, necessidade de remoção de famílias para o abrigo do Parque do Imigrante, e lentidão e congestionamentos no sistema viário durante os deslocamentos. A Ponte de Ferro, que interliga os municípios de Lajeado e Arroio do Meio, teve o fluxo interrompido no acesso à ponte em Arroio do Meio,quando as águas atingiram a marca dos 23,5 metros, mas a liberação ocorreu ainda na madrugada.
Nesta terça-feira, os três abrigos mantidos pela prefeitura, localizados nos bairros Alto do Parque, Carneiros e Conservas, abrigavam 150 famílias, totalizando 450 pessoas.
Na medida que as águas do Rio Taquari recuam, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosur) de Lajeado utiliza maquinário pesado para usar a água da própria enchente para limpeza dos pontos alagados, evitando assim o acúmulo de lama.
Ruas interrompidas até às 16h do dia 18/06:
Avenida Décio Martins Costa
Rua João Pessoa/Décio Martins Costa
Rua Alberto Torres/Décio Martins Costa
Rua Júlio May/Décio Martins Costa
Rua Rodolfo Hexsel/Décio Martins Costa
Rua Francisco Oscar Karnal (próximo da SLAN)
Rua Santos Filho (Parque Professor Theobaldo Dick)
Rua João Batista de Mello/Capitão Leopoldo Heineck
Rua Alberto Torres/Capitão Leopoldo Heineck
Rua Carlos Spohr Filho (curva do Cantão junto a Francisco Oscar Karnal)
Rua Arnoldo Urhy
Rua Pedro Petry
Bento Rosa (Ponte Seca, ao lado da Havan)
Rua Barão do Santo Ângelo
Rua Borges de Medeiros/Carlos Sphor Filho