A Sala de Situação da Defesa Civil do Estado apontou a possibilidade de altos índices de precipitação na cabeceira do Rio Taquari e áreas que alimentam a bacia. O índice somado ao nível já elevado do Rio Taquari poderia ocasionar sua elevação em cotas similares aos eventos adversos ocorridos em novembro de 2023.
As chuvas previstas ocorreram em volume inferior ao esperado, na região do planalto, e não contribuíram para elevação da bacia do Taquari. Nova análise meteorológica aponta o deslocamento das massas que ocasionariam as chuvas na cabeceira da bacia. Da mesma forma, novas previsões indicam um acumulado máximo e pontual de 60 mm de chuvas para os próximos quatro dias.
Assim informamos que os efeitos do alerta de inundação foram superados, sem que persista a necessidade de manutenção das medidas de contingência adotadas em razão da previsão anteriormente formulada. Ainda, cumpre mencionar que, por melhor que sejam as medidas preparatórias aos desastres, sempre haverá risco de danos humanos.