Fontana S/A deve transferir parte da produção para Teutônia

Desde novembro, a Fontana S/A vem utilizando prédio em Teutônia para o depósito de mercadorias.

5795
Crédito: Divulgação

A Fontana S/A encontrou, em Teutônia, nova casa para parte da fábrica de produção de sabonetes em barra e líquido, bem como para o carregamento da produção. A empresa decidiu migrar o setor devido às quatro grandes cheias que assolaram a estrutura desde setembro de 2023. Porém, ainda está em tratativa a locação de terreno no Bairro Alesgut.

Fundada em Encantado e completando 90 anos em 2024, a empresa tem mercado em todo o Brasil e exporta 15% de sua produção para o Mercosul, África, Ásia e Europa. Emprega cerca de 80 funcionários, dos quais 50 a 60 participam da produção de sabonetes, responsável por 70% do seu faturamento.

Porém, com as cheias, o grupo sofreu grandes prejuízos, principalmente por ter investido recentemente cerca de R$ 20 milhões na compra de máquinas importadas, visando dobrar a capacidade produtiva. Com as cheias, até o momento não foi possível instalar nenhuma, bem como a produção ainda não foi totalmente retomada.

Mesmo com maquinários de difícil remontagem, a empresa decidiu alugar prédio em Teutônia, considerada segura. Ali serão instaladas as máquinas novas. Segundo a diretoria, a mudança (fase 1) é temporária, podendo ser num período de 3 a 5 anos, tempo suficiente para a definição de novo local que abrigará toda a empresa (fase 2).

O diretor Ricardo Fontana aponta que, no momento, a prioridade é voltar a produzir. “Para a fase 2, de construção da nova sede, ainda não há tratativa com qualquer cidade. Para se construir uma fábrica, além das licenças, é preciso no mínimo um ano”, comenta. Para a empresa, no momento Encantado não possui prédio adequado, que precisaria ser de 2 mil metros quadrados com pé direito de 12 metros ou de 5 mil metros quadrados com pé direito de 5 a 7 metros.

Ele reforça que a decisão de mudar foi difícil, tendo em vista que todo o investimento da família foi feito em Encantado: “Mas não temos mais condições de trabalhar assim”. Citou que foi preciso evitar o coração e tomar decisão profissional e técnica.

Desde novembro, a Fontana S/A vem utilizando prédio em Teutônia para o depósito de mercadorias. No endereço atual, localizado no Bairro Santa Clara, ficarão os setores de óleos químicos, limpeza e administrativo. Àqueles colaboradores que desejarem permanecer no setor de sabonetes, será ofertado transporte coletivo entre as cidades.

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Certamente não é foi uma decisão fácil de tomar imagino e entendo o diretor da Fontana S/A Ricardo Fontana pois suas raizes estão em Encantado.
    Mas com certeza tomou a decisão certa.

Comments are closed.